Uma grande greve, com caos generalizado nas viagens por terra e pelo ar, é esperada deste domingo, 26 de março, até a segunda-feira, 27, por toda a Alemanha, depois que dois dos maiores sindicatos dos transportes do país convocaram uma greve nacional. Esta deverá ser a maior greve que o país já viu em 30 anos.
Os sindicatos ver.di e EVG anunciaram a paralisação. Segundo o Euronews, é raro os sindicatos unirem forças dessa forma na Alemanha. A greve massiva segue uma série de negociações fracassadas nas últimas semanas.
“Achamos que haverá ampla participação na greve”, disse o chefe do ver.di, Frank Werneke, em entrevista coletiva.
Oficialmente, a greve começará à meia-noite da madrugada de segunda-feira e durará o dia inteiro na segunda-feira. No entanto, alguns aeroportos já cancelaram voos programados para chegar ou partir no domingo.
Um dos mais importantes aeroportos do país, o de Munique, por exemplo, informou que absolutamente todos os seus voos comerciais estarão paralisados nos dois dias. A nota emitida pela administração do terminal aeroportuário é a seguinte:
“No decorrer das disputas salariais no setor de serviço público, o sindicato ver.di está novamente convocando os funcionários do aeroporto de Munique a participarem de uma greve de advertência.
Devido a greves de dia inteiro, não haverá tráfego regular de passageiros e carga no aeroporto de Munique no domingo, 26 de março, e na segunda-feira, 27 de março de 2023.
Os passageiros que viajam de ou para Munique nesses dois dias são fortemente aconselhados a entrar em contato com sua companhia aérea e evitar viajar para o aeroporto.
Para domingo, 737 pousos e decolagens estavam programados no aeroporto de Munique. Um total de 772 movimentos de aeronaves foram planejados para segunda-feira. Cerca de 200.000 passageiros devem ser afetados pela greve de dois dias.”
Outro importante terminal, o de Frankfurt, principal hub da grande companhia aérea alemã Lufthansa, informou que a segunda-feira será um dia de completa paralisação, mas não citou o domingo. O comunicado foi o seguinte:
“Devido a uma greve da União Alemã ver.di, as operações serão fortemente interrompidas no Aeroporto de Frankfurt durante o dia 27 de março.
Não haverá voos regulares de passageiros neste dia. Solicita-se aos passageiros que entrem em contato com sua companhia aérea e evitem viajar para o aeroporto. O tráfego de transferência também será afetado.
Informações sobre voos também estão disponíveis ligando para 01806-FRAINFO (01806-3724636 – taxa fixa de € 0,20 centavos de euro por chamada), bem como em www.frankfurt-airport.com.“
Já no aeroporto Brandenburg, na capital Berlim, a informação é de que os voos não serão diretamente afetados, mas são esperados reflexos das paralisações em outros aeroportos e nos transportes públicos. A informação da administradora do terminal é a seguinte:
“Nenhuma greve foi anunciada para 27 de março no Aeroporto BER. No entanto, os passageiros devem antecipar restrições consideráveis devido às paralisações.
Os sindicatos ver.di e EVG estão convocando greves de advertência em empresas de transporte e operações de infraestrutura. Portanto, pode haver graves interrupções nas viagens de e para o Aeroporto Berlin Brandenburg devido às greves de advertência nos transportes públicos.
Esperam-se cancelamentos de voos, especialmente nas rotas domésticas da Alemanha. Solicita-se aos passageiros que verifiquem regularmente com suas companhias aéreas o status de seus voos e as opções de chegada e partida.”
A Lufthansa, principal companhia aérea nacional, também falou com seus clientes sobre a situação que deve ser esperada para os próximos dias no país:
“Informações importantes sobre interrupção de voos: o sindicato ver.di convocou uma greve de um dia em vários aeroportos alemães. Observe que isso afeta massivamente o Aeroporto de Frankfurt na segunda-feira, 27 de março, e o Aeroporto de Munique, no domingo, 26 de março e na segunda-feira, 27 de março.
Como isso coincide com uma greve de transporte público na Alemanha na segunda-feira, 27 de março, não poderemos oferecer soluções de curto prazo a todos os passageiros e desaconselhamos viagens aos aeroportos durante os horários afetados.
Você pode não conseguir sair do aeroporto novamente durante esse período. Lamentamos o incômodo causado a todos os passageiros afetados e pedimos que se informem constantemente na seguinte página: http://ti.lh.com/kYUv.”