Enorme satélite precisou do grande avião Antonov 124 para ser levado ao lançamento

Imagem: Antonov Airlines

A ucraniana Antonov Airlines, referência mundial em transporte aéreo de grandes e/ou pesadas mercadorias, incluindo da indústria aeroespacial, informa que efetuou, nos últimos meses, três carregamentos para o fornecimento de componentes de satélites.

Entre estes transportes especiais, uma aeronave An-124-100 “Ruslan” da empresa, o segundo maior modelo do mundo em capacidade de carga, fez uma transferência a partir de Toulouse, na França, do novo satélite turco de telecomunicações Turksat 5B produzido pela Airbus, para o lançamento no foguete da companhia aeroespacial americana SpaceX efetuado no final de dezembro. O transporte foi feito em colaboração com o departamento do Espaço de Logística Bollore, de Toulouse.

O Ruslan, segundo a Antonov, é a única aeronave capaz de transportar os grandes contêineres desenvolvidos pela Airbus Defense e Space especificamente para levar grandes conteúdos como este (excluindo-se o An-225, o maior avião do mundo, também pertencente à empresa ucraniana).

Imagem: Antonov Airlines

O peso total da carga era de 60 toneladas, portanto, dentro das capacidades de peso de outros modelos de cargueiros comerciais, porém, suas dimensões eram: comprimento – 14,69 metros, largura – 5,45 metros e altura – 5,36 metros. Isso significa que estavam próximas das dimensões do compartimento de carga da aeronave An-124 e, assim, acima das capacidades dimensionais de outros aviões.

Sergey Bilozerov, um especialista do departamento comercial da Antonov Airlines, comentou que na operação uma grua externa foi usada para carregar e descarregar o enorme contêiner, juntamente com a grua de bordo que a própria aeronave possui, além de outros equipamentos especiais, projetados e fabricados pelos especialistas da Antonov.

Imagem: Antonov Airlines

A SpaceX lançou o Turksat 5B no dia 18 de dezembro para a Turquia a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, onde está localizado um dos locais de lançamento dos Estados Unidos. Este satélite é o mais poderoso para o país e proporcionará uma comunicação confiável de banda larga não só à Turquia, mas também aos países vizinhos, durante 35 anos.

O Antonov An-124 possui 69,1 metros de comprimento, 73,3 metros de envergadura e 21,1 metros de altura. Seu peso vazio é de 181 toneladas, seu peso bruto (com combustível máximo) é de 214 toneladas e seu peso máximo de decolagem é de 402 toneladas (algumas das especificações aqui descritas podem apresentar alguma variação a depender da versão da aeronave).

Com informações da Antonov

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Boeing 767-300 americano fará um pouso inédito na Amazônia brasileira

0
No final do mês de agosto, o aeroporto internacional de Manaus, o principal do estado do Amazonas, receberá a visita inédita de um Boeing