Início Variedades

Enquanto o avião com Lula decola de Congonhas, alguém entra na fonia da Torre e diz frase política

Nesta terça-feira (3), o presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva viajou a São Paulo, para estar presente no velório do jogador Pelé, realizado em Santos. Em seu deslocamento, o primeiro a bordo de uma aeronave da Força Aérea após a posse, Lula embarcou na aeronave Embraer E190 (ou VC-2, na designação militar).

Após cumprir o compromisso, Lula embarcou novamente rumo a Brasília, decolando do aeroporto de Congonhas. No entanto, um fato chamou a atenção, pois, enquanto a aeronave decolava, alguém entrou na frequência de rádio da Torre de Controle do aeroporto e disse “Vai, ladrão”.

Como não há identificação de quem falou na frequência de rádio, é praticamente impossível identificar de onde partiu a frase. Poderia ter sido algum piloto no aeroporto ou até mesmo uma pessoa externa à operação do aeroporto, caso tenha um radiocomunicador (cujo uso é proibido na frequência operacional dados os riscos para a segurança dos voos).

Tanto a decolagem quanto a fala na fonia foram registrados pelo canal Golf Oscar Romeo do Youtube, como pode ser visto abaixo (esperar pelo carregamento).

NOTA: embora o tuite abaixo diga que foi a controladora de tráfego que disse na fonia, isso não pode ser afirmado, pois não há identificação de quem fala e, no rádio, todas as vozes ficam muito parecidas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile