Enquanto o vento atingia a Labace, aviões arremetiam nas aproximações; assista às cenas daquele dia

Cena do vídeo apresentado abaixo, do canal Golf Oscar Romeo

Como visto durante esta semana, a última quarta-feira, 10 de agosto, foi marcada por ventos tão fortes na capital paulista que estragaram o final daquele dia de Labace, a grande feira de aviação geral que acontecia no Aeroporto de Congonhas.

Diversas estruturas não resistiram às rajadas de mais de 35 nós (64 km/h), causadas pelo ciclone extratropical que passou pelo litoral do estado. Isso incluiu a cobertura de um stand da feira, que voou e atingiu dois grandes jatos executivos Falcon em exibição.

E se o evento sofria com a condição meteorológica adversa, a situação logo ao lado, nas pistas do aeroporto central paulista, não poderia ser diferente. As rajadas deram trabalho extra aos pilotos, resultando em aproximações bastante turbulentas e várias arremetidas, conforme se nota no vídeo abaixo, captado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube.

Vale sempre ressaltar que arremetidas são procedimentos padrão, frequentemente treinados pelos pilotos, para garantir maior segurança de voo, já que é melhor desistir de uma aproximação desestabilizada do que continuar com ela e correr o risco de um incidente ou acidente no pouso.

A seguir, está disponibilizado o vídeo com algumas das arremetidas da quarta-feira em Congonhas. A gravação captou também o pouso do helicóptero ACH-160, o primeiro do modelo no mundo, que foi recentemente trazido ao Brasil no avião Beluga.

Abaixo do vídeo de Congonhas, também está a gravação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), feita no mesmo dia (que estreará no YouTube às 19h00 desta sexta-feira), na qual a câmera ao vivo registrou condições meteorológicas igualmente desafiantes aos pilotos.

Vídeo 1 – Congonhas na tarde adversa de quarta-feira

Vídeo 2 – Viracopos na tarde adversa de quarta-feira (o vídeo estreia às 19h00)

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.