Início Novidades

Entenda a história por trás da imagem do avião C-47 em local elevado na floresta

Imagem: Reprodução

A imagem que ilustra esta matéria e que se vê no vídeo abaixo faz um grande sucesso nas redes sociais. Não apenas pela beleza de uma antiga aeronave repousando em meio à natureza, mas talvez até mais por gerar muitos comentários sobre a curiosa posição no que parece ser uma área elevada na floresta.

Como teria um avião terminado nessa posição? Uma queda ou um pouso de um equipamento deste porte no local são opções impossíveis. Ser levado pendurado por um grande helicóptero ou transportado em pequenas peças para ser montado no local seriam hipóteses mais plausíveis.

Mas, o fato é que a bonita cena vista no vídeo acima não se relaciona a nenhuma das suposições descritas e, na verdade, é apenas parcialmente real.

A aeronave se localiza na área de um aeroporto subterrâneo militar abandonado, a antiga base aérea de Željava, na Croácia, que, obviamente, não inclui uma elevação de terreno com um avião em cima.

O vídeo a seguir mostra imagens reais da área ao redor do local, assim como o próprio avião em detalhes e uma das entradas dos hangares subterrâneos da base aérea:

Pelo vídeo acima, nota-se claramente que a imagem que faz sucesso nas redes sociais é apenas uma montagem.

Segundo o Travel Croatia Live, todo o complexo, hoje abandonado há muito tempo e bastante visitado por turistas, foi construído durante 13 anos (a construção começou em 1955 e terminou em 1968) em total sigilo, e também é o maior e mais caro projeto da ex-Iugoslávia. A construção ocorreu durante a Guerra Fria, quando havia a ameaça de um ataque com armas atômicas, e recebeu o nome da vila de Željava, onde está localizado.

Željava fica na fronteira da Croácia com a Bósnia e Herzegovina. A base aérea também é conhecido sob o nome de código “Object 505” ou Klek. Escondido dos radares do Oeste, servia para a defesa e vigilância aérea do território.

Possuía 5 pistas e cerca de 100 aviões com suas tripulações cabiam nos túneis de 3 quilômetros de extensão, assim como suprimentos de comida, água, remédios, combustível e tudo o que serviria aos soldados por um mês de isolamento em caso de desastre.

Hoje, 3 pistas estão localizadas no território da Croácia, enquanto 2 pistas estão no território da Bósnia e Herzegovina.

É interessante mencionar que enquanto cavavam o túnel, os soldados encontraram um rio de sumidouro, o que foi uma grande vantagem porque a base não precisava se preocupar com o abastecimento de água em caso de bloqueio.

Avião militar Douglas C-47

A aeronave famosa nas redes sociais fica na entrada da base. É o avião Douglas C-47 (versão militar do DC-3), que foi muito usado para transportar paraquedistas.

Hoje, devido ao número crescente de visitantes e uma ausência de algum tipo de cuidado com preservação, o Douglas perdeu um pouco sua aparência original. Está coberto com adesivos, rabiscos e grafites.

Željava estava em uso durante a Guerra da Pátria, até 1992. Os edifícios externos foram completamente destruídos e, desde então, os restos foram cobertos de arbustos.

Embora as consequências das detonações sejam visíveis em muitos lugares, a instalação subterrânea “Objekt 505” não foi destruída pela explosão e permaneceu completamente transitável.

Quem deseja visitar o complexo o faz por conta e risco, e precisa ter cuidado por causa da presença de minas. A área não foi totalmente explorada, e a visita é recomendada apenas em estrada asfaltada. Em alguns lugares há risco de queda de grandes pedaços de concreto pendurados no teto.

Às vezes os visitantes se depararam com a polícia de controle de fronteira, já que nos últimos anos o complexo tem sido um refúgio para migrantes.

A seguir, estão mais imagens, dessa vez mostrando o interior da Željava, no passado e no presente: