Entenda o curioso efeito de vórtice nas asas do Airbus A380 ao pousar em Guarulhos

Bonita cena de um dos dois vídeo apresentados nesta matéria

Um vídeo registrado por uma das câmeras ao vivo voltadas ao Aeroporto Internacional de Guarulhos captou o curioso efeito causado pelos vórtices nas asas do maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380.

Durante o pouso do grande jato de quatro motores, chegando de Dubai em voo da companhia Emirates, nota-se sobre as asas as quatro “fitinhas” brancas, formadas pela condensação da umidade do ar no fluxo turbulento dos “geradores de vórtice”, instalados nos motores.

O player a seguir apresenta a gravação, publicada pelo canal Golf Oscar Romeo. Abaixo dele, o AEROIN apresenta mais detalhes sobre o assunto e também mais um vídeo, mostrando com maior proximidade esse fenômeno.

Como descrito acima, os motores do A380 contam com geradores de vórtice, que são fixados em suas carenagens. Não se trata de uma solução de engenharia exclusiva deste modelo de aeronave, mas sim algo presente em grande parte dos aviões.

Sem entrar de forma aprofundada na física envolvida, de maneira simplificada pode-se dizer que os motores interferem no fluxo de ar recebido pela asa, reduzindo a eficiência da geração de sustentação para o voo.

Diante disso, os geradores de vórtice, como o próprio nome diz, criam um vórtice (fluxo giratório, como um mini-tornado) que reduz esse efeito indesejado causado na asa.

Mas essa geração do vórtice resulta em diminuição da pressão no interior do fluxo. Esse abaixamento da pressão, associado a um dia de alta umidade, faz com que, imediatamente, seja atingido o ponto de condensação da umidade, criando o efeito visual que aparece sobre a asa.

Por fim, o vídeo a seguir, filmado de dentro de outro Airbus A380, mostra bem de perto a formação da condensação no vórtice durante a decolagem. Ele também permitir ver os geradores de vórtice, que nada mais são do que aletas presas à carenagem motor, em uma posição devidamente calculada para gerar o efeito desejado sobre a asa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias