Entenda o que a Força Aérea Brasileira está expondo na SpaceBR Show

Imagem: Força Aérea Brasileira

Tecnologia, controle e inovação. Assim começou a segunda edição da SpaceBR Show, que ocorre até esta quinta-feira (19/05), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São  Paulo (SP).

A abertura da Feira de tecnologia contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasília (FAB), que representaram o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), bem como grandes empresas de tecnologia e processamento de dados.

Com um estande de 28 metros quadrados, a FAB expõe maquetes de satélites e de veículos lançadores, evidenciando o poder tecnológico que é desenvolvido pelas Organizações Militares responsáveis por esse setor.

Imagem: Força Aérea Brasileira
Imagem: Força Aérea Brasileira

Neste sentido, ressaltando a presença da FAB na SpaceBR Show, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, falou sobre essa missão da Força Aérea relacionada aos assuntos aeroespaciais e também da importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

“O nosso objetivo é colocar o CLA à disposição do mundo, para que os mais variados lançamentos possam ser realizados em um local de referência mundial. Estarmos aqui é de extrema importância para que possamos fomentar a indústria aeroespacial e, ao mesmo tempo, ficarmos a par das novidades do setor”, explica.

O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, evidenciou o trabalho desenvolvido pela Força Aérea nas questões tecnológicas, mostrando que a participação em fóruns como este dá a oportunidade de integração com o público externo e também com empresas do setor.

“Como órgão central do sistema de inovação da FAB, aproveitamos esse fórum para a troca de experiências e ideias em um momento em que o futuro passa, necessariamente, pelo melhor uso do espaço. A FAB tem que estar sempre na linha de frente, seja apoiando a indústria ou participando da integração de projetos para buscarmos o desenvolvimento de soluções tecnológicas, que é a missão do DCTA”, argumenta.

Organizada pelo MundoGEO, a Feira teve o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), parceiro da Força Aérea.

O Ministro do MCTI, Paulo Alvim, ao visitar o estande da FAB, falou sobre todos os anos de trabalho realizado entre os órgãos.

“Hoje a transversalidade entre diversas tecnologias nos permitem desenvolver ações e muitas delas são vinculadas ao Comando da Aeronáutica. Assim, trabalhamos em conjunto com a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, o que chamamos de interoperabilidade entre as Forças, para que possamos desenvolver tecnologia de ponta em prol de toda a sociedade”, concluiu.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Novidades na SpaceBR

A Força Aérea Brasileira levou para a Feira as principais novidades relacionadas ao lançamento de satélites e de veículos lançadores, dentre eles, destaca-se o VSB-30, um dos melhores foguetes de gravidade que existe atualmente no mundo, estando agora em processo de transferência para a indústria.

Houve ainda a apresentação do VS-50, o primeiro estágio do Veículo de Lançamento de Microssatélites (VLM), que já passou por teste de lançamento no ano de 2021 e que passará por novos lançamentos na torre de Alcântara, sendo o primeiro foguete a ser lançado do local após a reativação da Torre de Lançamento.

“Após o lançamento do VS-50, estaremos muito perto de lançar o VLM, que será o primeiro microssatélite a ser lançado no país. Com a SpaceBR, podemos mostrar as raízes da FAB e quais são nossos objetivos, salientando o que temos feito para alcançar o que almejamos. É uma mistura de passado, presente e futuro”, falou o Chefe do Centro Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque.

Em seu primeiro dia, o estande da Força Aérea recebeu a visita de mais de três mil pessoas.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias