Nesta noite de quarta para quinta-feira, 7 e 8 de setembro, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, passou pela mudança de numeração de todas as quatro cabeceiras de suas duas pistas, como vinha sendo mostrado pelo AEROIN nas últimas semanas.
Mas quem acompanhou o momento da mudança através das câmeras que transmitem ao vivo o movimento do aeroporto paulista notou que já a partir das 21h00 do dia 7, nas comunicações entre os pilotos e o controlador de tráfego aéreo, houve a alteração na designação, e não na mudança efetiva de dia à meia-noite.
O vídeo apresentado a seguir, do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, mostra o momento em que os dois últimos aviões pousaram com as comunicações ainda chamando a pista de “zero nove direita” (09R), e logo depois, na chegada do próximo voo, que tocaria o solo logo após as 21h00, o controlador de tráfego aéreo informa aos pilotos que eles já pousaram com a pista sendo chamada de “uno zero direita” (10R).
A quem tem proximidade com as operações da aviação, o motivo deste horário de 21h00 para a mudança é até óbvio, mas para o público em geral, talvez não o seja.
Então, explicando, isso se deve ao fato de que na aviação os horários são sempre padronizados no horário universal do meridiano zero (Greenwich), chamado de GMT ou UTC, e simbolizado na aviação como hora “Z”, ou “Zulu”.
Assim, como a alteração de numeração das cabeceiras ocorreria na mudança de data entre o dia 7 e o dia 8, e essa mudança no padrão da aviação se dá às zero horas zulu (00h00 Z, ou 00h00 GMT), seriam 21h00 em Guarulhos, cujo fuso horário tem uma diferença de menos três horas para o meridiano de Greenwich.
Para conferir novamente a explicação sobre o motivo de ser feita essa mudança da numeração de todas as cabeceiras do aeroporto de Guarulhos, clique aqui.