Início Variedades

Equipamento da Banda Harry Styles chega ao Brasil em avião mais velho do que o vocalista

Imagem: Air Class

Nesta semana, o britânico Harry Styles e sua banda aterrissam no Brasil para uma série de apresentações. Falando sobre a parte aérea do evento, o AEROIN antecipou em novembro que o grupo chega ao Brasil a bordo de um voo fretado da empresa aérea americana Global Crossing (ou simplesmente GlobalX).

No entanto, haverá outro voo além do Airbus A320 que traz os membros do grupo e que ficará encarregado de transportar os equipamentos. A curiosidade é que essa segunda aeronave tem mais tempo de vida do que o vocalista de 28 anos da banda.

Detalhando um pouco mais, sabe-se que o avião contratado para trazer os equipamentos para o concerto foi um Boeing 727-200F da uruguaia Air Class, empresa especializada em fretamentos diversos por toda a América do Sul. Em sua frota, a aérea tem dois jatos ativos do modelo, de matrículas CX-CAR (43 anos) e CX-CLC (40 anos), ambos mais velhos do que Harry Styles.

Mas isso significa pouco na aviação, caso a manutenção esteja sendo realizada de maneira preventiva e em linha com os manuais do fabricante. Na prática, se contar com peças de reposição e revisões rigorosas, um avião pode voar por muitas décadas antes de ser aposentado.

Imagem: Air Class Cargo

Chegada da Banda ao Brasil

Como antecipado, a banda inglesa fará concertos em três cidades brasileiras, especificamente São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Seu transporte acontece numa aeronave Airbus A320, com a seguinte programação:

5 DE DEZEMBRO – O grupo musical chega em São Paulo (Guarulhos) vindo da Argentina, às 14h25, no voo com número GXA-677.

7 DE DEZEMBRO – A aeronave parte de Guarulhos às 13h e pousa no Rio de Janeiro (Galeão) às 14h00 com número de voo GXA-678.

9 DE DEZEMBRO – O jato da GlobalX decola do Rio às 13h para Curitiba (São José dos Pinhais), onde aterrissa às 14h25 como GXA-679.

11 DE DEZEMBRO – Rumo à última etapa da turnê, o avião decola às 13h do sul do país e aterrissa em Guarulhos às 13h55. Uma hora mais tarde, às 15h00, o avião parte para os Estados Unidos com uma escala em Manaus, como GXA-180. Em seu retorno, o avião deve partir vazio, já que a banda tem mais dois shows no Brasil.

O grupo se apresenta primeiro em São Paulo no dia 6 de dezembro. Depois tem compromissos no Rio de Janeiro e Curitiba nos dias 8 e 10 de dezembro, respectivamente. Após isso, voltam para São Paulo, onde se apresentam nos dias 13 e 14 de dezembro.

GlobalX no Brasil

A empresa americana já havia voado anteriormente ao Brasil, mas sempre em voos fretados transportando artistas. Além disso, em novembro do ano passado, entrou com um pedido de autorização junto às autoridades brasileiras para que pudesse realizar voos não-regulares ao país. O pedido, no entanto, tinha outro propósito, que era buscar fazer operações cargueiras entre EUA e destinos brasileiros. Apesar de ter sido habilitada para operar entre os dois países, a companhia ainda não realizou nenhum voo.

Atualmente, a companhia possui jatos da família Airbus A320 (incluindo os modelos A320 e A321), dedicados ao transporte de passageiros e de carga.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile