Equipe acessa o aeroporto onde está o Antonov AN-225 e mostra como está o local hoje

Imagem: Fly Rosta

Apesar das forças armadas russas já terem deixado o aeroporto de Gostomel, a noroeste de Kiev, há alguns meses, o cenário atual ainda é de desolação. Com muito da sua estrutura afetada e aeronaves emblemáticas destruídas, o local segue sendo como um símbolo das mazelas trazidas pela guerra.

Para mostrar como está atualmente o aeroporto, que também é a principal sede operacional da Antonov Airlines, a equipe do site checo Fly Rosta visitou as instalações por dentro e por fora, resultando num detalhado vídeo publicado em suas redes sociais (disponível no final desta publicação). Dentre outras coisas, são mostradas a área onde o Antonov AN-225 ficava estacionado e também o principal edifício, onde a fabricante ucraniana faz a manutenção de seus aviões.

Apesar de uma boa parte da sujeira já ter sido removida, as aeronaves permanecem exatamente nos lugares onde estavam quando o exército ucraniano retomou o controle do lugar. Em um vídeo anterior, feito pelo piloto Dmytro Antonov, ele comentava que a cena seria preservada para apoiar em futuras investigações e isso implicava em não mexer nas aeronaves até que os investigadores liberassem.

Apesar disso, como se notam nas imagens, o enorme hangar sob o qual repousava o maior avião do mundo, hoje destruído, teve todo seu teto removido, por conta do risco de desabamento. Dentro do hangar de manutenção, por sua vez, um AN-124 (UR-82009) é mostrado bastante danificado. Há marcas de balas em toda a fuselagem, incluindo um enorme rasgo, assim como há sinais de fogo na parte traseira.

De uma maneira geral, toda a estrutura ali se vê bastante afetada pelas batalhas e ainda não existem informações ou um projeto claro de restauração. Projetos de renovação de toda a estrutura, e até da construção de um terminal de passageiros no aeroporto, já foram comentados, mas ainda não existe uma ação prática nessa direção.

O vídeo produzido pelo Fly Rosta está disponível abaixo, já no ponto em que acontece a visita a Gostomel.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias