Equipes do Aeroporto de Vitória agora são treinadas usando realidade virtual

O treinamento e aperfeiçoamento profissional são necessidades contínuas para as equipes que trabalham nos aeroportos, incluindo aqueles responsáveis pela movimentação das aeronaves, uma função crítica onde qualquer descuido pode resultar em danos e em milhares de dólares de prejuízo.

Importância do Solo

Funções de ground handling terão papel-chave nesse momento da aviação brasileira, em que haverá a retomada do tráfego aéreo no pós-pandemia, a terceirização de funções pela Latam e a entrada da Itapemirim no mercado. Com isso, a demanda por treinamento será grande, afinal há muito treinamento de gente nova e reciclagem para ser feita.

Esse talvez seja o momento ideal para investir em novas tecnologias de treinamento, como a que é oferecida pela ATZA Training, uma empresa nacional, que desenvolveu módulos de treinamento considerados best-in-class no mundo. Focada em simuladores usando tecnologia de realidade virtual ou tradicional, o objetivo da empresa é prover um treinamento imersivo aos colaboradores das empresas.

Aeroporto de Vitória

Foi essa a solução encontrada pela In Solo Ground Handling para fazer a preparação de seu time no Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. Adriano Scheffer, Gerente Geral de Aeroportos da In Solo Ground Handling, comentou sobre a implantação em uma rede social:

O Maior desafio do projeto era capacitar Operadores de equipamentos e Auxiliares de rampa, em uma proporção de 90% dos contratados sem nenhum contato ou experiência anterior na Aviação de maneira imersiva, antes mesmo do primeiro acesso ao aeroporto, e que esta implantação não trouxesse nenhum impacto significativo as operações“.

Rubens Maciel, CEO da ATZA Training, empresa que desenvolveu o sistema, se mostrou orgulhoso de ter participado do Projeto de implantação de mais nova base de operações da In Solo Ground Handling no aeroporto de Vitória.

“Para atingir esses objetivos, a ATZA Training proveu treinamentos imersivos, utilizando simulador de Push-Back (em mock-up), bem como produzimos diversos vídeos 360º narrados, demonstrando cada etapa do processo”, informou o Maciel. “Foram dias de treinamento intensos e de grande aprendizado, com resultados excepcionais”, completou.

Até ponte de embarque

A ATZA Training possui uma suíte completa de treinamentos baseados em realidade virtual, que garantem imersão total aos alunos. Há programas visando à capacitação de profissionais que lidam ou não com aeronaves e até um simulador de ponte de embarque, como é mostrado no vídeo abaixo.

Isso exemplifica como a tecnologia ajuda no dia-a-dia da aviação e como a realidade virtual contribui para reduzir custos e para realizar treinamentos completos e de maneira imersiva sem precisar sair de uma sala de aula.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave