Escada se movendo e forte chuva levam Boeing 787 a arremeter em Guarulhos

A arremetida de última hora de um Boeing 787 na tarde de ontem em Guarulhos foi provocada pelos efeitos da forte chuva.

Imagem por SBGR Live

Embora a chuva em si não tenha interferido diretamente no voo do Boeing 787 da Ethiopian Airlines, que estava chegando procedente de Adis Abeba, na tarde de sábado (28), ela levou a uma série de eventos que causaram a sua arremetida.

Os pilotos etíopes estavam em aproximação final para pouso e foram informados das condições da pista. Num primeiro momento, eles não tiveram o pouso autorizado, pois havia um Airbus A320 da LATAM chegando de Londrina um pouco à frente, também aterrissando na pista 10R.

Aviões próximos

No vídeo, feito pelo canal SBGR Live do YouTube, que tem uma câmera apontada 24 horas por dia no Aeroporto de Guarulhos, mostra que a aeronave da LATAM tem um pouco de dificuldade no pouso e some logo depois, em meio à forte chuva.

O piloto da LATAM fala então com a torre de controle que está saindo da pista de maneira mais lenta: “Tivemos que reduzir muito a velocidade de táxi aqui devido a chuva muito forte e baixa visibilidade“.

A controladora de voo, por sua vez, pede que, na medida do possível, ele agilize a saída da pista de pouso, já que outra aeronave, o 787 da Ethiopian, está logo atrás.

Uma escada solta

Logo depois, uma aeronave chama a Torre de Controle para informar que está pronta para táxi e que uma escada se desprendeu e está indo em direção a algum lugar.

A comunicação não fica clara porque a comunicação na frequência de rádio ficou sobreposta com a do piloto da Ethiopian, que chama duas vezes para informar que está quase pousando, mas ainda não tinha a autorização.

Sem ter a clareza se a escada poderia estar indo para a pista e se o avião da LATAM havia saído dela, a controladora ordena que o 787 arremeta, o que é atendido de imediato pelo piloto etíope, no último instante antes de pousar.

Apenas segundos depois que o piloto do primeiro voo da LATAM informou que havia liberado a pista, mostrando que a decisão da controladora por ordenar a arremetida foi absolutamente correta para evitar qualquer risco de colisão. Abaixo, toda a história pode ser vista no vídeo (esperar carregamento).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias