Início Empresas Aéreas

Escola LATAM, que acaba de ser lançada, conta com seção dianteira e asa de Airbus A320; conheça mais detalhes

Como mostrado hoje pelo AEROIN, a LATAM lançou nesta terça-feira, 10 de dezembro, em suas instalações em São Carlos, no interior de São Paulo, a sua própria escola para formação de mão-de-obra para manutenção aeronáutica, a Escola LATAM.

Já tendo no local o seu grande centro de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO), e iniciando ali, com investimento de R$ 40 milhões, a construção de um novo hangar para ampliar sua capacidade a partir de setembro de 2025, que gerará 300 novos empregos, a companhia decidiu garantir, por conta própria, que conseguirá suprir a demanda que terá por técnicos especializados em manutenção de aviões.

O AEROIN esteve presente na cerimônia, que contou com a participação dos 70 alunos da primeira turma. E após a apresentação oficial, a convite da LATAM, conhecemos as instalações onde os futuros profissionais serão formados nos cursos básico (9 meses de formação), célula, grupo moto-propulsor e aviônicos (mais 9 meses para as três formações específicas, totalizando 18 meses desde o básico até a conclusão).

A escola foi instalada em um prédio onde já existem atividades administrativas e relacionadas aos treinamentos periódicos dos mecânicos que trabalham na companhia. Assim, os alunos contarão com recursos diferenciados para sua formação.

Um exemplo disso são diversos conjuntos de partes, painéis e componentes, que saíram direto dos aviões que já foram retirados da frota da LATAM e estão disponíveis nas salas de aula para o aprendizado dos profissionais.

Uma das sala de aula, com componentes de grupo moto-propulsor (GMP)
Uma das sala de aula, com componentes de grupo moto-propulsor (GMP)
Uma das sala de aula, com componentes de grupo moto-propulsor (GMP)
Laboratório com diversos componentes, sistemas, partes, entre outros
Laboratório com diversos componentes, sistemas, partes, entre outros
Laboratório com diversos componentes, sistemas, partes, entre outros
Laboratório com diversos componentes, sistemas, partes, entre outros

E mais do que tudo isso, há ainda uma novidade: está sendo concluída, ao lado do prédio, a instalação de uma seção dianteira (cockpit + uma parte da fuselagem) e uma semi-asa (asa direita) de um Airbus A320. Com isso, os alunos ganham a oportunidade de ter uma proximidade ainda maior com as atividades práticas que desempenharão na profissão.

Por fim, especificamente para a data de hoje, os 70 alunos receberam um convite durante a cerimônia de apresentação da escola. Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil, chamou-os a sair direto da cerimônia para uma aula inaugural especial, dada pelo Professor Fernando Martini Catalano, da Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Catalano foi professor do Peronti quando este iniciava sua carreira no setor, e hoje o diretor do MRO da LATAM celebrou a oportunidade de ter os primeiros alunos da Escola LATAM recebendo um pouco da experiência do professor da renomada universidade paulista.

Para esta primeira turma do programa, a LATAM decidiu fornecer bolsa de estudos para 70 funcionários que desejam atuar como mecânico de aeronaves. Desse total, 60 estão sendo concedidas para funcionários que já atuam nas funções de Auxiliar Técnico I e Auxiliar Técnico II, enquanto 10 para colaboradores que ocupam outros cargos.

Vale ressaltar que, embora essa primeira turma seja de alunos selecionados entre funcionários da própria LATAM, a companhia fará seleções externas em próximas turmas. Segundo Peronti, há o interesse em estimular na sociedade o interesse pelas carreiras na aviação. Além disso, futuramente ampliará a escola para a formação de outros profissionais, como pilotos e comissários, por exemplo.

Para conferir mais detalhes sobre a cerimônia da manhã de hoje em São Carlos, clique aqui ou no título logo abaixo.

Sair da versão mobile