A Boom Supersonic, empresa que está projetando e em breve começará a construir o Overture, avião comercial mais rápido do mundo na atualidade, otimizado para segurança e sustentabilidade, anunciou nesta quarta-feira, 28 de setembro, que selecionou a Advanced Integration Technology (AIT) como fornecedora e integradora de ferramentas e automação para a linha de montagem final.
Essa parceria estratégica é um pré-requisito importante para a produção de aeronaves na superfábrica (Overture Superfactory) em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA). A preparação do local da superfábrica já está em andamento e o início da implantação está planejado para dezembro de 2022.
O contrato da Boom com a AIT abrange o projeto, fabricação e instalação de ferramentas personalizadas para a Overture Superfactory. A AIT fornecerá um sistema de ponta a ponta para a superfábrica, criando ferramentas de transporte e posicionamento para montagem de fuselagem, montagem de asa, junção de asa à fuselagem e montagem final.
O principal hardware fornecido pela AIT incluirá máquinas de perfuração automatizadas, equipamentos de transporte móvel e configurações para posicionamento e junção. A Boom está priorizando o projeto e a aquisição de seções de longo prazo do conjunto de ferramentas, ajudando a garantir que o programa Overture permaneça no caminho certo para entrar em produção em 2024.
O Overture transportará passageiros a duas vezes a velocidade dos jatos de passageiros mais rápidos de hoje. Como a empresa anunciou em janeiro de 2022, a Boom contratará mais de 2.400 trabalhadores na superfábrica nos próximos dez anos, e o recrutamento já está em andamento.
A Boom anunciou recentemente três fornecedores de primeira linha que contribuirão para os principais sistemas do Overture – Collins Aerospace, Safran Landing Systems e Eaton -, está em conversas avançadas com fornecedores para vários outros componentes importantes da aeronave e planeja anunciar seu parceiro de motores ainda este ano.
Em agosto, a American Airlines fez um depósito não reembolsável para 20 aeronaves Overture e encomendou mais 40, elevando a carteira de pedidos da aeronave supersônica para US$ 26 bilhões, incluindo pedidos e opções.
Informações da Boom Supersonic