Acrobacias aéreas formadas por quatro aviões deixaram o céu de Maricá (RJ) ainda mais bonito na manhã do último sábado, dia 25 de maio, quando a apresentação da Esquadrilha Ceu, na região da Lagoa de Araçatiba, foi um dos presentes para celebrar o aniversário de 210 anos da cidade.
Segundo relata a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o espetáculo no céu foi visto pelo público a partir da orla, onde foi possível acompanhar bem perto cada manobra de tirar o fôlego, como loopings, passagens baixas, trevo, cobrinha e muitas outras. No fim da apresentação, um presente para a população: as aeronaves formaram um coração de fumaça no céu.
A fisioterapeuta Nayara de Souza, 40 anos, é fã de aviões e passou o amor para os filhos, Antônio, 7 anos, e Joaquim, 6 anos. Eles assistiram a cada manobra impressionados e, após o evento, tiveram a oportunidade de conhecer os aviões de perto, no Aeroporto de Maricá.
“Há alguns anos, quando eu estava grávida do mais novo, tivemos a oportunidade de conhecer os pilotos e hoje, mais uma vez, as crianças estão tendo a chance de viver isso. Eles amam e tudo isso está sendo inesquecível para eles”, explica.
A família Fausto saiu do centro com destino a Araçatiba para participar do evento, mas, no meio do caminho, passou no aeroporto para conferir as aeronaves em terra firme. O pequeno Daniel, de apenas 1 ano e 4 meses, e seu pai Gideone, que é piloto de helicóptero, também tiveram a oportunidade de conferir os aviões de perto. “O amor pela aviação passou de pai para filho. Essa experiência é única para a vida dele. Estamos todos muito felizes”, celebra Nayara Fausto.
Esquadrilha Ceu
A Esquadrilha Ceu, do Centro Esportivo de Ultraleve, é formada por experientes pilotos de caça da reserva da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, além de pilotos civis e de transporte, que, juntos, somam milhares de horas de voo. São quase 12 anos de experiência em shows aéreos e cerca de 155 demonstrações aéreas, executando manobras acrobáticas de voo em formação em eventos civis e militares em todo o Brasil.
“É muita satisfação estar aqui em Maricá para os 210 anos da cidade, uma data memorável. Já estivemos outras vezes aqui e já são 155 apresentações e vários outros voos na carreira, mas cada um é único, cada um é especial com certeza”, disse o comandante Salvatore, que lidera o grupo.
Salvatore disse que o público de Maricá é muito afetuoso e carinhoso. “Sempre acolhe a gente muito bem e o cenário não é pouco diferente, aqui é uma maravilha”, completou.
Experiência para contar
Dois colaboradores do Aeroporto de Maricá puderam acompanhar a apresentação da forma mais radical possível: dentro das aeronaves.
O coordenador de Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), Frederico Ferreira, e o assessor comercial, Kaue Christo, ingressaram cheios de expectativas e, no retorno, falaram que elas foram totalmente superadas.
“Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida, assim, de longe. Uma situação indescritível. Mas o que eu posso resumir é que eu senti uma mistura de adrenalina com segurança. Eles são extremamente profissionais, então, em nenhum momento eu me senti inseguro nas manobras”, elogiou Frederico.
Kaue Christo também teve a mesma sensação e vibrou com a vista. “Uma experiência inexplicável, acho que não tem nada igual a um voo desse. Estou me sentindo até mais leve agora do que quando eu saí daqui do aeroporto. É incrível e Maricá é linda demais”, comentou.
Um presente especial
A manhã começou um pouco nublada, mas o espetáculo ficou de pé para a alegria do público. O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, comemorou.
“Foi uma manhã um pouco nublada, mas feliz. Estamos aqui na orla conferindo um grande show em comemoração aos 210 anos de Maricá com a esquadrilha ceu. Esse evento faz parte das celebrações para que nossa população possa aproveitar nossa cidade em um local lindo como a lagoa, com esse espetáculo”, disse.
A diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, também comentou o presente especial do dia. “A esquadrilha teve o Aeroporto de Maricá como base para a apresentação de hoje. Chegaram, se posicionaram e fizeram um espetáculo maravilhoso”, comentou.
O secretário-executivo do Ministério das Relações Institucionais do Brasil, Olavo Noleto, prestigiou a apresentação e elogiou. Ele foi um dos presidentes da Codemar.
“O povo tem orgulho do território que mora e cria seus filhos. Essa apresentação é mais uma celebração, e a Codemar, com seu trabalho maravilhoso atuando em várias frentes, como a área agroecológica e tecnológica para impulsionar nossa economia, só temos que comemorar. Fico feliz em poder ter feito parte dessa história e poder acompanhar de perto”, destacou.
Informações da Codemar