Início Aviação Militar

Esquadrão de Helicópteros da Marinha participa de operações nas longínquas ilhas Trindade e Martin Vaz

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) informou na última semana que o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participou da Operação PROTRINDADE VI, entre os dias 07 e 21 de novembro.

A operação foi constituída por voos de transporte de pessoal em apoio ao Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE), coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM).

Também foi realizado transporte relacionado à premiação de um grupo de estudantes do Rio Grande do Sul, vencedores da feira científica “Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia” (MOSTRATEC).

Imagem: Marinha do Brasil

O Esquadrão operou com a aeronave de registro N-7087, um helicóptero AS350 “Esquilo”, denominado UH-12 na Marinha, e com um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) no Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, pertencente ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

Além dos eventos previstos em apoio ao Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT), no Espírito Santo, que ocorrem geralmente a cada bimestre, foi realizado o reestabelecimento do pavilhão nacional na Ilha Martin Vaz, localizada 25 milhas náuticas (46 km) a leste da Ilha da Trindade.

Nesta localidade, o acesso é possível apenas por este meio, sendo este o ponto mais a leste do território brasileiro, a cerca de 600 milhas náuticas (1.111 km) de distância da cidade de Vitória-ES.

Localização da Ilha Martin Vaz – Fonte: Google Maps

Informações da Marinha do Brasil

Sair da versão mobile