Esquadrilha da Fumaça adiciona duas demonstrações ao Circuito Bicentenário da Independência

Esquadrilha da Fumaça

Para comemorar os 200 anos da Independência, celebração que ocorre no próximo dia 7 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Esquadrilha da Fumaça, iniciou um circuito de demostrações por parte do Brasil. Conforme noticiado pelo AEROIN nesta semana, o ‘Circuito Bicentenário da Independência’ se iniciou ontem na cidade de Salvador, na Bahia e contemplava sete cidades, além de Brasília, no Distrito Federal.

No entanto, nesta sexta-feira (26), a Esquadrilha atualizou sua agenda e mais duas cidades receberão as manobras das sete aeronaves. De acordo com o Esquadrão, a cidade de Caruaru, no Pernambuco, recebe a apresentação no dia 31 de agosto, com detalhes a serem divulgados em breve.

No feriado nacional de 7 de setembro, o grupo se apresenta em Brasília, nas comemorações do Dia da Independência, conforme já previsto. Após a demonstração, os pilotos seguem para o Rio de Janeiro, onde realizam mais uma demonstração. O local e horário de ambas apresentações serão divulgadas em breve.

Realizar essas apresentações nos céus do Brasil para milhares de pessoas é sinônimo de independência, democracia e de uma Força Aérea pujante e moderna. Os rastros de fumaça que serão visualizados nos céus representarão todos os militares da FAB o compromisso que a nossa Força Aérea tem com o povo brasileiro“, disse o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

Demonstrações do circuito

25/08 – Salvador – BA
26/08 – Teresina – PI
27/08 – Fortaleza – CE
28/08 – Natal – RN
31/08 – Caruaru – PE
01/09 – Recife – PE
03/09 – Palmas – TO
07/09 – Brasília – DF / Rio de Janeiro – RJ
09/09 – Aparecida de Goiânia – GO

Para acompanhar a agenda completa, bem como horários e locais das apresentações, basta clique aqui.

Bicentenário da Independência 

O Bicentenário da Independência do Brasil será comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data remete ao ano de 1822, quando ocorreu o evento conhecido como “Grito do Ipiranga”, às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822. Assim, o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.

Com informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias