Esquadrilha da Fumaça deixa mensagem nos céus em homenagem às vítimas da creche

Quatrilho de A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça

No último final de semana, em passagem pelo estado de Santa Catarina, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, durante sua apresentação em Blumenau, uma singela homenagem à população enlutada após uma tragédia na cidade.

Conhecidos carinhosamente como Esquadrilha da Fumaça, o grupo cumpriu sua agenda no estado catarinense no último sábado e domingo, 22 e 23 de abril, com apresentações em Blumenau, em alusão ao aniversário de 82 anos do aeroclube da cidade, e também em Urubici, pelos 40 anos da presença da FAB no município, por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) Morro da Igreja.

Ao iniciar a apresentação para o público blumenauense, os sete pilotos a bordo das aeronaves A-29 Super Tucano se perfilaram e ao comandamento do líder, iniciaram a escrita com fumaça ‘UNIDOS POR BLUMENAU’. Em seguida, em mais uma homenagem, as aeronaves desenharam um coração no céu.

No solo, narrando a demonstração, o piloto #4 Major Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho disse:

Que este coração desenhado pelos aviões da Esquadrilha da Fumaça possa abraçar toda a população de Blumenau. Que os rastros de fumaça deixados nos céus possam transmitir o nosso desejo de paz nos corações, principalmente, das famílias e amigos das quatro crianças vítimas da recente tragédia em uma creche da cidade. Desejamos que este ato de alento e carinho possa chegar nos corações de cada um presente nesta demonstração, e que possa ser um primeiro passo para esse recomeço“.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a Esquadrilha comenta que “Para a nossa surpresa, fomos nós que recebemos um inesquecível abraço de um povo forte e alegre, e voltamos com o coração aquecido por tantas demonstrações de carinho!

A homenagem, realizada em forma de fumaça nos céus, evidencia e demonstra que a Força Aérea Brasileira é formada por seres humanos, pessoas comuns, que compartilham das mesmas emoções, sobretudo em um momento de luto.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias