Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com shows em 5 capitais

Foto: Sgt. Batista / FAB

Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais nordestinas, que prometem encantar o público pela combinação das manobras acrobáticas com o pano de fundo de cada local por onde passar. As apresentações fazem parte do que o EDA chama de Circuito Bicentenário da Independência.

A primeira apresentação dessa série acontece em Salvador (BA) no dia 25 de agosto às 16h30 e será realizada no Calçadão da Praia, na Avenida Oceânica, entre o Farol da Barra e o Morro de Cristo. Essa demonstração típica na Barra sempre rende fotos especialmente bonitas.

No dia seguinte, 26 de agosto é a vez de Teresina (PI) receber os acrobatas da Fumaça a bordo dos Super Tucanos, na Arena Teresina Shopping às 17h15.

Em 27 de agosto, será Fortaleza (CE) quem receberá o Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA) para um espetáculo no Aterro da Praia de Iracema às 15h30.

Em 28 de agosto, Natal (RN) é a seguinte cidade na rota do EDA, com a demonstração agendada para acontecer na Base Aérea de Natal às 15h30.

Para fechar o tour do Nordeste, em 1 de setembro, Recife (PE) será a cidade da vez com uma apresentação na Praça do Marco Zero às 16h.

70 Anos de Esquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça está completando 70 anos em 2022. A primeira demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, aconteceu em 14 de maio de 1952.

Desde então, comemora-se o aniversário deste Esquadrão. No dia 21 de agosto, a Academia na Força Aérea (AFA) realizará o tradicional Domingo Aéreo, com acesso gratuito ao público que fizer a reserva antecipada do ingresso. Será a oportunidade de, mais uma vez, celebrar os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça com duas apresentações no mesmo dia.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias