Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Tocantins, Goiás e Brasília em setembro

Foto: Ten. Lemos / FAB

A Esquadrilha da Fumaça tem agendadas três apresentações no início do mês de setembro, cobrindo dois estados o Distrito Federal. As demonstrações vão acontecer depois que o grupo acrobático da Força Aérea retornar uma turnê por cinco capitais do Nordeste. Todas as apresentações são gratuitas.

A primeira parada dos aviões A-29 Super Tucano da FAB será em Palmas (TO), onde uma apresentação acontece em 3 de setembro às 16h30 no Centro de Convenções Parque do Povo.

No dia 7 de setembro, Dia da Independência, acontecerá a tradicional apresentação da Fumaça na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Nessa data, a FAB geralmente organiza um desfile aéreo, como parte da parada das Forças Armadas na área mais célebre da capital brasileira. Não foi informado o horário, mas o desfile acontece geralmente pela manhã.

Por fim, mas igualmente importante, em 9 de setembro às 16h será a vez da cidade de Aparecida de Goiânia receber os aviões do EDA na Cidade Administrativa Maguito Vilela. A cidade goiana completa 100 anos em 2022.

70 Anos de Esquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça está completando 70 anos em 2022. A primeira demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, aconteceu em 14 de maio de 1952.

Desde então, comemora-se o aniversário deste Esquadrão. No dia 21 de agosto, a Academia na Força Aérea (AFA) realizará o tradicional Domingo Aéreo, com acesso gratuito ao público que fizer a reserva antecipada do ingresso. Será a oportunidade de, mais uma vez, celebrar os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça com duas apresentações no mesmo dia.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Primeiro voo solo do ano na aeronave T-25 Universal é celebrado...

0
A instrução continua com a fase de manobras e acrobacias, que tem como objetivo proporcionar ao Cadete um maior domínio da aeronave.