Está a caminho do Brasil o Boeing 767 com peças e simulador do caça Gripen

Um visitante especial já está vindo para o Brasil com uma carga militar para o mais novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 Gripen.

CargoJet
Imagem: Colin Cooke, CC BY-SA 2.0 via Flickr

Como adiantado com exclusividade pelo AEROIN, a fabricante de aviões SAAB fretou um Boeing 767 para levar uma carga relacionada ao JAS-39E/F Gripen, denominado no Brasil como F-39.

Atualmente, a FAB já possui dois caças deste modelo no país, mas que ainda não estão operacionais, além de haver uma unidade protótipo dedicada a ensaios em voo. Outros dois exemplares de série deverão começar a ser testados em treinamentos em breve.

Mas para poder formar os futuros pilotos brasileiros no caça, sem que eles precisem ir até a Suécia, será utilizado um simulador de voo, que chega ao Brasil no Boeing 767 da canadense CargoJet que hoje está voando ao Brasil.

Inicialmente, o voo do 767 cargueiro estava programado para pousar em Anápolis, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (Esquadrão Jaguar), que será o primeiro a operar o caça F-39. Mas, por ser tratar de voo internacional, é necessário ter estrutura alfandegária, e a Base Aérea não conta com isso.

Assim, um plano B foi traçado para Goiânia, que conta com estrutura e pode receber voos internacionais, desde que agendados previamente, para que seja possível deslocamento do pessoal da Polícia e Receita Federal. Mas, no fim, para evitar qualquer complicação, uma nova alteração foi feita, e o voo agora pousará em Brasília, que tem estrutura permanente para voos internacionais.

O jato de matrícula C-FCCJ saiu de Örebro, na Suécia, e no momento da publicação desta matéria, está em uma parada técnica na Ilha de Gran Canaria, antes de seguir para Brasília. Quando o jato estiver novamente em voo, será possível acompanhar em tempo real na tela abaixo ou clicando neste link.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias