Início Novidades

Está a caminho do Brasil o Boeing 767 com peças e simulador do caça Gripen

Um visitante especial já está vindo para o Brasil com uma carga militar para o mais novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 Gripen.

CargoJet
Imagem: Colin Cooke, CC BY-SA 2.0 via Flickr

Como adiantado com exclusividade pelo AEROIN, a fabricante de aviões SAAB fretou um Boeing 767 para levar uma carga relacionada ao JAS-39E/F Gripen, denominado no Brasil como F-39.

Atualmente, a FAB já possui dois caças deste modelo no país, mas que ainda não estão operacionais, além de haver uma unidade protótipo dedicada a ensaios em voo. Outros dois exemplares de série deverão começar a ser testados em treinamentos em breve.

Mas para poder formar os futuros pilotos brasileiros no caça, sem que eles precisem ir até a Suécia, será utilizado um simulador de voo, que chega ao Brasil no Boeing 767 da canadense CargoJet que hoje está voando ao Brasil.

Inicialmente, o voo do 767 cargueiro estava programado para pousar em Anápolis, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (Esquadrão Jaguar), que será o primeiro a operar o caça F-39. Mas, por ser tratar de voo internacional, é necessário ter estrutura alfandegária, e a Base Aérea não conta com isso.

Assim, um plano B foi traçado para Goiânia, que conta com estrutura e pode receber voos internacionais, desde que agendados previamente, para que seja possível deslocamento do pessoal da Polícia e Receita Federal. Mas, no fim, para evitar qualquer complicação, uma nova alteração foi feita, e o voo agora pousará em Brasília, que tem estrutura permanente para voos internacionais.

O jato de matrícula C-FCCJ saiu de Örebro, na Suécia, e no momento da publicação desta matéria, está em uma parada técnica na Ilha de Gran Canaria, antes de seguir para Brasília. Quando o jato estiver novamente em voo, será possível acompanhar em tempo real na tela abaixo ou clicando neste link.

Sair da versão mobile