Está apresentado ao mundo o Midnight, aeronave eVTOL de produção da Archer

A Archer Aviation, desenvolvedora de projetos eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical), revelou hoje publicamente sua aeronave de produção Midnight, um equipamento para um piloto e quatro passageiros, durante um evento em Palo Alto, Califórnia (EUA). O Midnight é a evolução da aeronave de demonstração Maker, que validou sua configuração e as principais tecnologias embarcadas.

O Midnight foi projetado para ser seguro, sustentável, silencioso e, com carga prevista de mais de 450 quilos, pode transportar quatro passageiros e um piloto. A aeronave é otimizada para viagens consecutivas de curta distância de cerca de 50 km, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas. A Archer está trabalhando para certificar a Midnight com a FAA no final de 2024.

Desde o primeiro dia, a estratégia da Archer sempre foi encontrar o caminho mais eficiente para a comercialização de aeronaves eVTOL”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “Acreditamos que nossa estratégia e capacidade de execução da equipe nos permitiram estabelecer nossa posição de liderança no mercado e é por isso que estamos confiantes de que seremos a primeira empresa a certificar uma aeronave eVTOL nos EUA com a FAA.”

O Midnight terá alta redundância e sistemas de propulsão simplificados, que o tornam uma aeronave muito mais segura em comparação com um helicóptero. O eVTOL não tem pontos críticos únicos de falha, o que significa que, se qualquer componente único falhar, a aeronave ainda pode concluir seu voo com segurança. Além disso, os motores elétricos têm significativamente menos partes móveis do que os encontrados em uma turbina a gás ou motor a pistão, permitindo que ele opere com menos manutenção e menor risco geral.

Silêncio e sustentável

Projetado para voar a aproximadamente 2.000 pés, o design do Midnight é tal que o ruído que atinge o solo deve medir cerca de 45 decibéis ponderados (dBA), quase 1.000 vezes mais silencioso que o de um helicóptero. 

Durante o voo para a frente, as hélices inclinadas da aeronave giram em eixos que estão alinhados com o fluxo de ar que se aproxima, em vez de lateralmente ao fluxo, como é o caso dos helicópteros tradicionais. Como a aeronave de Archer está girando 12 hélices pequenas em vez de um rotor grande, ela também pode girá-las em velocidades significativamente mais baixas, resultando em níveis de ruído muito mais baixos.

O Midnight é totalmente elétrico, resultando em zero emissões operacionais. As equipes de design e engenharia da Archer trabalharam incansavelmente para integrar materiais nesta aeronave que possuem suas próprias histórias de sustentabilidade. Por exemplo, os assentos são construídos com fibra de linho, uma planta natural que requer muito pouca irrigação e é altamente absorvente de CO2. Além disso, o design do Archer usa tecido feito de materiais reciclados, como garrafas plásticas.

Projeto

Em agosto, a Archer concluiu a revisão preliminar do projeto do Midnight, abrangendo todos os aspectos das especificações e requisitos de fabricação da aeronave, o que permitiu determinar que o projeto é viável para certificação de tipo e comercialização.

A Archer também fez um rápido progresso no programa de testes de voo da Maker, a aeronave de testes, e está dentro do cronograma para concluir um voo de transição completo nas próximas semanas, apenas doze meses após seu primeiro voo pairado. 

Atingir esse marco validará ainda mais a física de voo da configuração da Archer que ela usa tanto no Maker quanto no Midnight, bem como várias das principais tecnologias capacitadoras, como o sistema de controle de voo da aeronave. O programa de teste de voo do Maker gerou dados ​​que Archer aproveitou no caminho de desenvolvimento e certificação de Midnight.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias