Está aprovado pela EASA o lavatório expansível de avião para a família Airbus A320

Imagem: ST Engineering

A ST Engineering, grupo multinacional de tecnologia e engenharia de Singapura que atua nos setores aeroespacial, cidade inteligente, defesa e segurança pública, anunciou nesta semana que recebeu o Certificado Suplementar de Tipo (STC) da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) para sua solução de lavatório de cabine de avião, chamado ACCESS, para instalação na Família Airbus A320.

O Certificado Suplementar de Tipo é o documento que atesta que a autoridade reguladora da aviação aprova a intervenção em uma aeronave para modificação, instalação e/ou remoção de peças, componentes e sistemas.

Desenvolvido pensando nos passageiros com mobilidade reduzida (PRMs), o ACCESS é a primeira solução de banheiro de avião do mundo que pode ser expandida para fornecer cerca de 40% a mais de espaço, para acomodar um passageiro em uma cadeira de rodas e um cuidador acompanhante.

Como mostrado pelo AEROIN em março deste ano, a ST Engineering publicou um vídeo mostrando como é o funcionamento dessa sua tecnologia de acessibilidade a bordo. Para assistir novamente, clique aqui.

Após a certificação bem-sucedida para implementação na aeronave A320, a ST Engineering está trabalhando para disponibilizar o ACCESS na Família Boeing 737. O projeto já foi concluído, com a certificação prevista para 2024.

Ling Meng Geah, diretora do escritório de programas, interiores de cabine e soluções de engenharia da ST Engineering, disse: “A certificação EASA é um marco significativo para nós ao trazer ao mercado uma solução viável de interior de cabine que torna as viagens aéreas mais inclusivas. À medida que trabalhamos para obter mais certificações e estender a solução para mais plataformas de aeronaves, esperamos que operadores com ideias semelhantes entrem a bordo com a adoção do ACCESS, para que o maior número possível de passageiros com mobilidade reduzida possa se beneficiar dele.”

Segundo a empresa, para minimizar os custos de adaptação e as barreiras à adoção pelos operadores, o ACCESS foi projetado para fácil instalação, sem necessidade de redução na contagem de assentos e no espaço da galley (cozinha), utilizando os pontos de fixação estruturais existentes, bem como as conexões elétricas e de sistema.

Depois de instalado, o lavatório ACCESS pode ser prontamente implantado em segundos por membros da tripulação e facilmente retornado ao seu estado original quando não estiver em uso.

O design centrado no ser humano do ACCESS foi desenvolvido para atender a todos os requisitos propostos pelo Departamento de Transporte dos EUA para aumentar a acessibilidade para banheiros em aeronaves de fuselagem estreita.

No início deste ano, a ST Engineering firmou um LOI com o Vaayu Group para fornecer 20 unidades de ACCESS para instalação em aeronaves Airbus A320 e Boeing 737, tornando a Vaayu um cliente lançador para a solução inovadora de interior de cabine.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias