Está autorizada a operação de jatos Boeing 737-800 no Aeroporto de Santo Ângelo (RS)

Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas

Na última quintafeira, 30 de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permitiu que aeronaves do modelo Boeing 737800 passassem a operar no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo (RS), com voos diretos de Guarulhos.

De acordo com o, até então, CEO da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, as rotas vão operar com horários dentro do banco de voos, o que significa que, ao chegarem a Guarulhos, os passageiros podem fazer conexões para outros destinos – no Brasil e exterior – em até uma hora e meia.

No início de 2021, em audiência realizada com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e demais autoridades, os representantes da Gol anunciaram que a companhia teria planos para ampliar os voos no Rio Grande do Sul.

De lá para cá, as entidades regionais, associações e universidades se uniram. Foram inúmeras reuniões, audiências e ofícios enviados aos Deputados, Secretários e demais autoridades, destacando a importância do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju para o desenvolvimento regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o Presidente da ACISA, Mauro Tschiedel, “após longos anos de trabalho, consolidase a oportunidade de ligação aérea de Santo Ângelo a São Paulo. Com muito empenho e dedicação, conseguimos. Chegamos lá. Obrigado a TODOS que de alguma maneira contribuíram para que isso acontecesse”.

Investimentos no aeroporto para receber voos da Gol Linhas Aéreas

O município de Santo Ângelo está custeando as obras de ampliação do terminal de passageiros com recursos próprios e os trabalhos estão dentro do cronograma da empresa contratada.

O investimento é de mais de R$ 600 mil. Enquanto isso, as entidades empresariais contrataram o projeto para a instalação do sistema de iluminação às margens da pista de pouso e decolagens para orientação aos pilotos e foi encaminhado à Secretaria de Aviação Civil. A instalação dos equipamentos está orçada em R$ 1,2 milhão.

Além das obras contratadas, o aterramento da cabeceira, a chamada Resa (sigla em inglês) que sofreu lentidão em seu processo por parte do Estado, agora está sendo feito pelo Governo Municipal de Santo Ângelo em parceria com o Sindicato Rural.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Com rotas de drones que já superaram 5 mil km de...

0
Desde fevereiro de 2023, com o início das operações comerciais da empresa brasileira Speedbird Aero na capital baiana, Salvador já soma mais