Está certificado pela Rússia o avião MC-21, novo rival do 737 MAX e do A320neo

MC-21-300 – Imagem: Dmitry Terekhov / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A nova aeronave civil russa MC-21 (ou MS-21, já que o nosso S é grafado com C na língua russa) recebeu hoje, 28 de dezembro, um certificado de tipo básico, disse o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, a repórteres, conforme reporta a agência de notícias TASS.

A certificação básica pressupõe o uso do motor americano Pratt & Whitney (PW140) e uma asa feita de materiais importados pela Rússia. No próximo ano, o certificado será alterado para permitir o uso da asa de materiais compostos desenvolvidos pelo próprio país e do motor PD-14 também nacional. Com a motorização estrangeira, o jato é denominado MC-21-300. Com a nacional, MC-21-310.

“Os voos de certificação para expandir o certificado continuarão no próximo ano e em 2023, pois se expandirão até 2024. As alterações no certificado, que implicam no uso de uma asa russa composta e um motor russo, estão planejadas para 2022”, disse o ministro.

“A obtenção de um certificado de tipo da Agência Federal de Transporte Aéreo é um marco para o programa MC-21 e a indústria da aviação. O documento confirma que a aeronave MC-21-310 está pronta para a produção em série em escala real. Será moderno, bonito e de classe mundial, sem exageros. Ele tem uma série de inovações construtivas e a cabine mais ampla entre as aeronaves da mesma classe. Tenho certeza de que as companhias aéreas e os passageiros vão gostar”, disse o chefe da Rostec, Sergey Chemezov, conforme citado pelo serviço de imprensa da corporação.

“Em 2022, concentraremos nossos esforços na ampliação do certificado de tipo da aeronave MC-21-300. Em primeiro lugar, concluiremos a certificação de uma aeronave com asa feita de materiais compostos russos. Também testaremos a aeronave em condições de alta altitude, fortes ventos laterais, baixas e altas temperaturas. Isso permitirá que a Rossiya Airlines opere o MC-21-300 em qualquer zona geográfica”, disse o CEO da Irkut Corporation, Andrey Boginsky.

A aeronave de médio alcance MC-21-300 com asas feitas de materiais compostos russos completou seu voo inaugural em 25 de dezembro.

O projeto foi desenvolvido pela Irkut Corporation, que faz parte da United Aircraft Corporation (UAC), controlada pela Rostec.

No início deste mês, Manturov disse que as entregas comerciais da aeronave devem começar no próximo ano.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias