Início Mercado

Está completa a formação da maior empresa de leasing de aeronaves do mundo

Concepção gráfica de um Embraer 190-E2 nas cores da AerCap – Imagem: AerCap

A AerCap Holdings NV, referência global em leasing (arrendamento) de aeronaves, anunciou hoje, 1º de novembro, que concluiu sua aquisição do negócio GE Capital Aviation Services, mais conhecido como “GECAS”, da General Electric.

Como vínhamos acompanhando ao longo do ano no AEROIN, por volta de março surgiram as informações de que as duas grandes empresas negociariam sua união, e em julho o acordo já tinha recebido aprovação da autoridade reguladora da União Europeia para o avanço do processo.

A aquisição posiciona a AerCap como líder mundial da indústria em todas as áreas de leasing de aviação: aeronaves, motores e helicópteros. A empresa combinada atenderá aproximadamente 300 arrendadores em todo o mundo e será a maior cliente da Airbus e Boeing.

A AerCap agora tem um portfólio de mais de 2.000 aeronaves, mais de 900 motores e mais de 300 helicópteros, bem como uma carteira de pedidos de aproximadamente 450 das gerações de aeronaves mais econômicas e tecnologicamente avançadas da atualidade. A frota representa aproximadamente 90% dos ativos da empresa combinada. Espera-se que as aeronaves de nova tecnologia representem 75% da frota até 2024.

“A conclusão desta transação representa um marco importante para a AerCap que irá gerar benefícios para nossos clientes, parceiros, funcionários e investidores por muitos anos”, disse Aengus Kelly, CEO da AerCap. “Na GECAS, a AerCap adquiriu o negócio certo, pelo preço certo, na hora certa, à medida que as viagens aéreas continuam a se recuperar da pandemia e a demanda por leasing de aeronaves continua a acelerar.”

Kelly continuou: “Muitos anos de dedicação e comprometimento da AerCap e das equipes de trabalho árduo da GECAS produziram um portfólio expandido composto dos ativos de aviação mais solicitados da indústria. Nossa escala e recursos nos permitem fornecer soluções abrangentes, inovadoras e personalizadas.”

H. Lawrence Culp, Jr. , Presidente e CEO da GE, disse: “A combinação da GECAS e da AerCap proporcionará um valor significativo para ambas as empresas e suas partes interessadas. Esta transação estratégica marca um progresso significativo na transformação da GE em uma empresa industrial de alta tecnologia mais focada, mais simples e mais forte, e eu gostaria de agradecer a AerCap e a equipe excepcional da GECAS por seu apoio na criação da empresa combinada que atenderá melhor os clientes ao redor do mundo.”

Sob os termos do contrato de transação, a General Electric recebeu 111,5 milhões de ações da AerCap recém-emitidas, aproximadamente $ 23 bilhões em dinheiro e $ 1 bilhão em notas da AerCap. A General Electric agora possui aproximadamente 46% das ações em circulação da AerCap.

Líderes no Brasil

No Brasil, a situação de liderança das empresas se faz bastante presente.

Segundo dados levantados pelo AEROIN em março, com base no final de 2019, na Azul elas eram donas de 29% da frota, sendo as duas maiores alugadoras da companhia fundada por David Neeleman.

Na LATAM Brasil, a AerCap era a segunda empresa que mais alugava jatos, com 22% da frota, atrás apenas do banco americano Wells Fargo, dono de 24% dos aviões da LATAM no país. A GECAS tem menos de 4% da frota da empresa.

Já na GOL, a GECAS tinha a maior fatia entre os lessores, com 15%, e a AerCap tinha 5%.

Ao todo, segundo estes dados, que foram obtidos com exclusividade pelo AEROIN, naquele momento seriam ao menos 79 jatos comerciais brasileiros pertencentes à GECAS e AerCap, somando 18% da frota brasileira comercial antes da Covid-19.

Com informações da AerCap e GECAS

Sair da versão mobile