Está concluído o 1º exemplar do novo avião Antonov 178, rival do Embraer KC-390

Imagem: Antonov

Apontado como um potencial concorrente para o brasileiro Embraer KC-390 Millennium, o jato ucraniano Antonov An-178-100P – nova versão desenvolvida a partir do An-178, foi revelado completamente montado pela primeira vez nesta terça-feira, 28 de dezembro.

A Antonov State Enterprise, parte da Ukroboronprom, apresentou oficialmente o primeiro exemplar, serial 0001, da aeronave de transporte militar, que agora seguirá para testes de certificação. Especialistas e altos oficiais militares participaram da cerimônia de conclusão da construção e passagem à fase de testes.

Segundo a Antonov, o An-178-100P é uma aeronave de nova geração criada com base nas modernas tecnologias de informação do mundo. É equipado com centenas de computadores eletrônicos que permitem integrar todos os sistemas e sensores da aeronave e automatizar o controle de seu desempenho.

O An-178 pode ser usado para transporte de pessoal, entrega de armas e equipamento militar leve por métodos de pouso e lançamento por pára-quedas, bem como para transporte de mercadorias.

“Amanhã fará exatamente um ano que nos reunimos nesta oficina para assinar um contrato histórico com o apoio e participação direta do Presidente, que lança novos aviões ao céu para o nosso Exército e para as nossas Forças Armadas.

“Hoje vemos os primeiros frutos desse contrato – os aviões que em breve vão decolar e servir às nossas Forças Armadas. Então, há um ano, poucas pessoas acreditavam que seriamos capazes, que estávamos prontos e que faríamos isso. Hoje confirmamos não só a capacidade, mas também as ambições para novos contratos para as Forças Armadas, para o Ministério da Infra-Estrutura, o Ministério da Administração Interna.

Portanto, estou convencido de que temos muito trabalho pela frente. E que o novo ano de 2022 nos traga muitos novos contratos, muito trabalho, muitas aeronaves novas.

“Este ano os números de produção de Ukroboronprom aumentaram mais de 20%, principalmente devido à construção de aeronaves. Por isso, quero agradecer sinceramente pelo seu trabalho. Glória ANTONOV, glória a todos os funcionários desta fábrica lendária e glória à Ucrânia!”, disse Yuriy Gusev, Diretor Geral da Ukroboronprom.

Imagem: Antonov
Imagem: Antonov

O programa para criar o An-178-100P envolve mais de 30 empresas ucranianas que dominam a fabricação de 177 componentes para esta aeronave. Em particular, pela primeira vez na Ucrânia, ANTONOV, STC Ekran, PJSC FED e HAKB desenvolveram e implementaram um moderno sistema eletrônico de controle de aeronaves e sistema de controle para mecanização de asas.

Fornecedores estrangeiros da Europa, EUA e Canadá também estão envolvidos nos equipamentos da aeronave.

“É um momento muito emocionante. Muitos de nós sonhamos em ser pilotos quando crianças. Mas o mais difícil é construir um avião, que depois será usado pelos pilotos. Parece-me simbólico e importante que a Ucrânia demonstre a sua capacidade de defesa através da sinergia, do esforço conjunto.

“E não haverá apenas três desses aviões, haverá mais. Demonstramos que sabemos construir, sabemos voar e sabemos nos defender. Muito obrigado por isso”, disse o Ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov.

Informações da Antonov

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Andamento dos projetos do Aeroporto de Divinópolis (MG) são apresentados à...

0
A reunião alinhou a execução de todas ações e itens constantes no termo de cooperação referente aos recursos destinados ao aeroporto.