Está concluído o sistema que dá mais segurança aos pousos no Aeroporto de Congonhas

Pista do Aeroporto de Congonhas – Imagem ilustrativa

O Governo Federal anuncia que concluiu a segunda etapa das obras de modernização da infraestrutura da pista do Aeroporto de Congonhas, no coração da capital de São Paulo.

Iniciada em maio de 2021, a primeira etapa de instalação do sistema EMAS em Congonhas, na cabeceira oposta (17R), foi concluída em março último, com dois meses de antecedência. Em maio, dentro do prazo previsto em contrato, foi concluída a segunda cabeceira, e agora toda a intervenção foi finalizada.

Uma solenidade agendada para 15h00 desta sexta-feira, dia 1º de julho, marcará a conclusão das obras de implantação do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System, ou um sistema com um material projetado para desacelerar a aeronave) na cabeceira 35L da pista principal do aeroporto.

O sistema já pode ser usado em caso de emergência e consiste em novas áreas de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista, aumentando a segurança para pousos e decolagens no local.

Estrutura da EMAS na cabeceira 35L de Congonhas

Participarão da solenidade em Congonhas o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros; o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; entre outras autoridades.

Com informações da Infraero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias