Está em voo agora um Airbus A330-900 da Azul que não decolava há mais de 2 meses; acompanhe em tempo real

Airbus A330-900

Está em voo nesta manhã de sexta-feira, 28 de março, um Airbus A330-900 da Azul Linhas Aéreas que não decolava há mais de 2 meses, desde 19 de janeiro deste ano.

A aeronave pousou pela última vez chegando de Paris, na França, ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que a Azul utiliza como seu grande hub de voos e onde fica seu principal centro de manutenção, reparo e revisão (MRO) de aeronaves.

Possivelmente passando por uma manutenção pesada programada ou aguardando pela disponibilidade de peças em função dos atrasos na cadeia global de suprimentos, o jato A330neo de matrícula PR-ANY voltou a ganhar o céu apenas hoje, após 68 dias.

Partindo de Campinas às 08h47, o grande avião de transporte de passageiros está realizando o voo AD-9801, número que parece indicar ser apenas uma operação de teste pós-manutenção. A decolagem ocorreu em uma distância bastante curta de pista, e com alta razão de subida inicial, mostrando que o jato está leve e reforçando que deve se tratar de um teste.

A posição do A330-900 em voo no momento da publicação desta matéria – Imagem: AirNav Radar

Com a volta aos voos, provavelmente a companhia contará em breve com mais um equipamento de fuselagem larga para reforçar suas operações de transporte internacional de passageiros para a Europa e os Estados Unidos.

O PR-ANY pode ser acompanhado em tempo real pela plataforma AirNav Radar na tela a seguir. Na segunda tela, a câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” permitirá ver pousos e decolagens do jato no Aeroporto de Viracopos.

Atualização: a aeronave pousou de volta em Campinas por volta das 10h15. A imagem a seguir, do canal “Golf Oscar Romeo, mostra o PR-ANY saindo da pista após o pouso.

Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias