Início Empresas Aéreas

Está em voo, da China ao Brasil, mais um avião Airbus A321P2F para a frota da Azul

Imagem: AirNav RadarBox

Após ter feito um voo de teste no dia 25 de outubro, decolando pela primeira vez após ter sido convertido de avião de passageiros para cargueiro (P2F), o segundo Airbus A321 que voará na Azul Cargo, divisão de logística da Azul Linhas Aéreas, já partiu hoje, 6 de novembro, da China rumo ao Brasil.

A aeronave, que possui a matrícula estrangeira OE-ICC, partiu de Jinan, na China, onde ficam as instalações da empresa que efetuou a conversão, fez uma escala para reabastecimento em Samarkand, Uzbequistão, e, no momento da publicação desta matéria, dirige-se à segunda parada, em Luqa, Malta.

Os voos do OE-ICC podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma AirNav RadarBox, disponibilizada na tela a seguir:

Uma vez que está seguindo a mesma programação do primeiro exemplar, espera-se que este jato fará mais uma etapa até a Ilha do Sal, Cabo Verde, antes de seguir rumo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde a Azul possui instalações de manutenção e onde costuma realizar os procedimentos de importação e nacionalização de aviões.

Como mostrado previamente, a Azul Cargo Express anunciou que receberia dois cargueiros Airbus A321P2F ainda durante este ano. Apesar de já estarem prontos, a previsão da companhia é de que os novos aviões, com matrículas PS-AJA e PS-AJB, começarão a operar no primeiro trimestre de 2025.

Este segundo A321 foi fabricado em 2006 e entregue para a China Southern Airlines, a única empresa que o utilizou para transporte de passageiros, até ser tirado de operação no começo deste ano e convertido em cargueiro.

Os Airbus A321P2F são capazes de transportar até 27 toneladas, oferecendo 14 posições de pallets e uma capacidade volumétrica total de 212 m³. Comparados com a frota atual de Boeing 737-400F da Azul, os novos cargueiros proporcionam um aumento de 39% na capacidade de peso, 50% na capacidade volumétrica e uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada, além de um aumento de mais de 20% na utilização diária.

Estes avanços são acompanhados por uma redução significativa nas emissões de CO2, com uma economia de até 9.000 toneladas por ano por aeronave, considerando o mesmo volume de carga. Além disso, as aeronaves têm autonomia para voos internacionais.

O A321P2F, com pintura que se assemelha às embalagens da Azul Cargo Express – Imagem: Divulgação – Azul Linhas Aéreas

A Azul Cargo Express, que comemorou seu 15º aniversário em agosto deste ano, atua em mais de 5.000 municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2.000 cidades.

Para ver mais imagens de como ficou a pintura do A321P2F, clique aqui ou no título disponibilizado abaixo.

Informações da Azul Linhas Aéreas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile