Início Empresas Aéreas

Volta ao Brasil o avião de 3 motores MD-11F, assista ao pouso

Imagem: RadarBox

Um clássico avião McDonnell Douglas MD-11F, modelo muito admirado na aviação mundial, voltou a efetuar voos ao Brasil nesta terça-feira, 30 de novembro, conforme você poderá assistir ao pouso abaixo nesta matéria. E há boas perspectivas de que não se trata de apenas uma operação pontual.

Como havíamos divulgado no último final de semana, a companhia aérea americana FedEx solicitou e recebeu aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos a Campinas (SP) com o famoso avião de três motores nestes dias 29 e 30, porém, no dia 29 o avião utilizado ainda foi o Boeing 767-300F.

No dia 30, no entanto, o MD-11 foi confirmado. Tendo decolado do grande hub da companhia em Memphis, nos Estados Unidos, o voo FX-40 foi cumprido pelo jato registrado sob a matrícula N528FE, pousando por volta das 16h50 no Aeroporto Internacional de Viracopos.

Imagem: FlightRadar24
Avião McDonnell Douglas MD-11F FedEx
MD-11F – Imagem: Alan Radecki Akradecki / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pela programação aprovada pela ANAC, o trijato deveria pousar às 15h45 e decolar de volta para Memphis às 17h55, porém, com o atraso que se verifica na chegada, a decolagem também ocorreu mais tarde do que o previsto, às 18h47.

Nesta operação, chamam a atenção dois detalhes: o primeiro é que o voo FX-40 desta quarta-feira, 1º de dezembro, está novamente sendo executado com o modelo MD-11F; o segundo é que a FedEx alocou o trijato neste par de voos regulares FX-40/41, ao invés de enviá-lo em um voo extra, como fez em outras ocasiões recentes.

Assim, diante dos aspectos acima citados, embora na ANAC ainda não haja atualização da programação de voos da FedEx para o mês de dezembro, a expectativa é que, devido à alta demanda de carga aérea, não se trata de uma operação pontual, mas sim de que o modelo de três motores voltará a ser alocado nos voos ao Brasil, no lugar do 767-300F de menor capacidade.

Tal alteração, se confirmada, marcará o retorno de voos regulares do MD-11 ao nosso país. Traremos novas atualizações caso a mudança se confirme oficialmente.

Para assistir ao pouso do final da tarde de terça-feira, deixamos a seguir o vídeo gravado pela câmera ao vivo do nosso parceiro canal Golf Oscar Romeu no YouTube, que mostra o movimento do Aeroporto Internacional de Viracopos durante as 24 horas de todos os dias da semana.

Abaixo do vídeo, acompanhe também a câmera ao vivo para assistir aos pousos e decolagens ao vivo:

Bônus: a seguir, deixamos também a sugestão do vídeo do canal Juupraduu VCP, que registrou a chegada e também a decolagem do MD-11F na terça-feira: