Está entregue o último Embraer Super Tucano produzido nos EUA para Operações Especiais

O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) recebeu a última das três aeronaves Super Tucano encomendadas da Embraer e Sierra Nevada.

© Sierra Nevada

A empresa aeroespacial e de defesa global Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciou no dia 31 de março a entrega final da terceira aeronave Embraer A-29C Super Tucano ao Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC).

A aeronave, descrita pela SNC como o A-29 mais tecnologicamente aprimorado e com capacidade de missão lançado no mercado, destina-se à missão da Assessoria de Aviação de Combate (CAA) do AFSOC, projetado para aumentar a capacidade de parceiros internacionais.

Os dois primeiros A-29Cs, entregues no início deste mês, já estão realizando operações de treinamento com o AFSOC na Base Aérea de Hurlburt.

Como padrão ouro para aeronaves de ataque leve, combate e reconhecimento, o A-29C é construído nos EUA pela SNC e sua parceira, a Embraer Defesa & Segurança. A SNC também é contratada para fornecer equipamentos de apoio em terra, treinamento de pilotos, suporte logístico contratado, peças de reposição e suporte para o programa.

“A SNC está incrivelmente orgulhosa de fazer parceria com a Força Aérea dos EUA para apoiar esta missão global crítica”, disse Ed Topps, vice-presidente sênior de sistemas e programas de aeronaves táticas da área de negócios ISR, Aviation and Security (IAS) da SNC. “Com uma linha de produção ativa e baixos custos de ciclo de vida, o A-29C pode fazer a transição facilmente para o campo para aprimorar o suporte aos combatentes e fornecer recursos há muito esperados para aqueles que estão no solo.”

Específico para a missão da CAA, o A-29C fornece ao AFSOC recursos avançados para fins de avaliação, treinamento, aconselhamento, assistência e acompanhamento das forças de aviação das nações parceiras no emprego do poder aéreo, sustentação e integração de forças.

Os três A-29C serão operados pelo 6º Esquadrão de Operações Especiais da USAF, que tem uma tradição de operar equipamentos que não fazem parte do inventário oficial americano, exatamente pelo sigilo de suas missões.

Dentre essas máquinas, estão o helicóptero russo Mil-Mi-17 e o bimotor Antonov An-26, que costumam não ter o “uniforme” padrão da USAF, sendo bem discretos. O próprio A-29C mostrado pela SNC apresenta o icônico esquema de pintura dos caças P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt, da Segunda Guerra Mundial, ao invés de uma pintura atual.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Sierra Nevada

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Alemanha recebe seu último Lockheed Martin KC-130J Super Hercules

0
A entrega do primeiro C-130J Super Hercules em fevereiro de 2022 marcou o início do fim da dependência da frota de aviões Transall C-160.