Está feito o voo de aceitação do último grande avião A380 a ser construído na história

Radar e cena do vídeo da decolagem, conforme você acompanha em detalhes a seguir

Como temos acompanhado, dois dos maiores aviões da história da aviação comercial mundial estão prestes a ter suas produções encerradas: a família 747, o Jumbo Jet, da Boeing, que tem mais quatro unidades do modelo cargueiro 747-8F em fabricação até o ano que vem, o jato de dois andares A380, o Superjumbo, da Airbus.

No caso deste último, a linha de produção já até foi encerrada, com suas instalações passando a ser usadas por outros modelos em fabricação, e o último exemplar está a poucos dias de partir rumo a sua operadora.

Assim, com a entrega se aproximando, o A380 de número 272 (MSN 272), que voará na frota da companhia Emirates sob a matrícula A6-EVS, executou nesta semana o chamado “Customer Acceptance Flight”, ou seja, o voo de aceitação em que o cliente avalia a aeronave para confirmar que está tudo em ordem para o recebimento.

A decolagem do referido voo foi registrada em vídeo:

Tendo sido construído em Toulouse, na França, ainda entre o final de 2020 e o começo de 2021, o 272 teve seus testes de solo inciados em março. Sob a matrícula provisória F-WWSH, o último exemplar do maior avião de passageiros do mundo fez sua primeira decolagem em 17 de março, deslocando-se para Hamburgo, na Alemanha, onde a Airbus tem as instalações de finalização do modelo A380.

O jato voltaria a voar apenas em novembro, para o segundo voo de testes, e depois em 1º de dezembro, para o terceiro, totalizando cerca de 8 horas e 30 minutos no ar. Por fim, na última quinta-feira, 9 de dezembro, foi realizado o voo de aceitação, de cerca de 45 minutos.

O voo de aceitação do último A380, na quinta-feira – Imagem: RadarBox

Se tudo saiu como esperado nesta avaliação de voo da Emirates, a previsão é de que o derradeiro Superjumbo partirá da Alemanha na próxima quinta-feira, 16 de dezembro.

Apesar do fim de um importante marco da aviação mundial, a perspectiva é de que não haverá nenhuma cerimônia especial, por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, não seria surpresa se os pilotos fizessem alguma ação nos céus na partida, como uma passagem baixa e um marcante balanço de asas. Isso até já foi feito quando o jato partiu de Toulouse para Hamburgo, em uma linda cena com o enorme jato ainda sem pintura (caso não tenha visto ou queira rever o vídeo, clique aqui para acessar).

Aguardemos até a próxima semana para conferir se surgirão bonitas imagens do A6-EVS.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias