Está montado o 1º avião Cessna SkyCourier de linha de produção

Imagem: Textron Aviation

A Textron Aviation anunciou nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, o lançamento (“roll-out”) da primeira unidade de produção de seu novo turboélice bimotor utilitário, o Cessna SkyCourier, nas instalações de fabricação da empresa em Wichita, no Kansas, Estados Unidos.

O novo design clean-sheet (termo que designa um produto desenvolvido do zero, e não como uma evolução de um projeto já existente) permitiu a incorporação dos mais recentes processos e técnicas de montagem e fabricação de última geração na indústria aeronáutica.

“Hoje é um dia gratificante para nossos funcionários que trabalharam para projetar e construir o que acredito que se tornará um avião lendário para nossa empresa”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.

“O SkyCourier traz uma combinação impressionante de flexibilidade de cabine, capacidade de carga útil, desempenho e baixos custos operacionais para o segmento de utilitários bimotores. Estamos ansiosos para que esta aeronave altamente versátil entre no mercado muito em breve”, completou o CEO.

Segundo a fabricante, desde o início do SkyCourier, o cliente de lançamento – FedEx Express – e outros membros do Conselho Consultivo de Clientes da Textron Aviation foram fundamentais para moldar o design da aeronave, desde métodos e materiais de fabricação até recursos e facilidade de manutenção do produto.

A produção do SkyCourier incorpora muitos dos mais recentes avanços na fabricação de aeronaves, incluindo o uso de usinagem monolítica em toda a estrutura da aeronave. Com esta técnica, as principais montagens são fresadas a partir de uma única peça de metal em vez de montadas a partir de peças menores, reduzindo o número total de peças e resultando em tolerâncias mais precisas para facilitar a montagem.

Projetado com facilidade de manutenção em primeiro plano, o SkyCourier possui pontos de acesso rápido em toda a aeronave para inspeção e reparos. A equipe também desenvolveu assentos de liberação rápida inovadores e compartimentos superiores que podem ser instalados rapidamente por uma única pessoa.

O SkyCourier comemorou seu voo inaugural em maio de 2020, e desde então as três aeronaves do programa de testes de voo acumularam mais de 2.100 horas. Após a certificação, que está prevista para o primeiro semestre de 2022, esta primeira unidade de produção será entregue ao cliente lançador, a FedEx Express, que concordou em adquirir até 100 aeronaves, com um pedido inicial de frota de 50 aeronaves de carga e opções de mais 50.

Mais sobre o Cessna SkyCourier

O turboélice de asa alta bimotor Cessna SkyCourier oferece uma combinação de desempenho e custos operacionais mais baixos para frete aéreo, passageiros e operadores de missões especiais.

Além da versão de carga, há uma variante de 19 passageiros do SkyCourier que inclui portas de tripulação e passageiros para um embarque suave, bem como grandes janelas de cabine para luz natural e vista externa. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidos após cada pouso.

A aeronave é alimentada por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC montados nas asas e utiliza hélices McCauley C779, um modelo de quatro pás de alumínio de 110 polegadas, totalmente embandeirável e com passo reversível.

O SkyCourier utiliza aviônicos Garmin G1000 NXi e tem uma velocidade máxima de cruzeiro de mais de 200 nós (370 km/h), com um alcance máximo de 900 milhas náuticas.

A aeronave possui uma grande porta e uma cabine de piso plano, que foi dimensionada para lidar com até três contêineres LD3 com uma capacidade de carga útil de 6.000 libras (2.720 kg).

Informações da Textron Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias