Início Aeroportos

Está oficialmente extinta a autorização para exploração do Aeroclube de João Pessoa (PB)

Imagem: Aeroclube da Paraíba/Redes Sociais

Como mostrado pelo AEROIN em agosto do ano passado, o antigo Aeroclube da Paraíba, localizado na Zona Leste de João Pessoa, teve sua concessão transferida para a prefeitura do município, que utilizaria a área para a construção de um parque no local.

Desde 2017 o local já estava com suas operações paralisadas por determinação do II Comando da Aeronáutica.

Agora, nessa terça-feira, 24 de janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Decisão nº 598, de 18 de janeiro de 2023, que extingue a autorização Aeroclube de João Pessoa para exploração de aeródromo civil público.

O Art. 1º da Decisão detalha que a Diretoria Colegiada da ANAC decide extinguir, devido à renúncia, a Autorização para Exploração do Aeródromo Civil denominado ‘Aeroclube de João Pessoa’ (SNJO), outorgada por meio da Decisão nº 98, de 27 de junho de 2017, à associação civil AEROCLUBE DA PARAÍBA, declarando-a extinta devido à manifestação unilateral, irrevogável e irretratável do autorizatário, pelo seu desinteresse em manter a autorização para a exploração do Aeródromo.

O novo empreendimento no local terá diversos espaços, como quadras de tênis de praia, vôlei e basquete, ciclovia, pista de corrida e patinação e espaço coberto para realização de eventos como exposições, feiras culturais e atividades de educação ambiental.

O extinto Aeroclube da Paraíba, fundado em 1940, foi um importante aeródromo para o estado e para a capital João Pessoa, em especial para os que necessitavam de pouso na região, principalmente as aeronaves de pequeno porte, colocando em conta que o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, o único operante na região, fica localizado a 7,5 quilômetros do centro da cidade de João Pessoa, na vizinha Santa Rita.

Nele, também operava a Escola de Aviação Civil da cidade, conhecida interestadualmente por seus cursos de piloto privado e paraquedismo, além de realizar eventos e ações filantrópicas.