Está pronta a máquina que vai fazer pneus russos substitutos aos Michelin dos aviões MC-21

UAC Irkut MC-21-300
Imagem: UAC Irkut Corporation

A empresa de engenharia Omsk “Polycon” desenvolveu uma máquina para a produção de pneus para o avião de passageiros russo MC-21. Eles substituirão pneus Michelin importados na aeronave, informou um correspondente da agência estatal de notícias TASS na sexta-feira.

“Hoje informamos que concluímos um grande projeto, desenvolvimento, fabricação e testes de uma máquina para montagem da segunda etapa de um pneu de aeronave para a aeronave MC-21. Implementando este projeto, estamos participando do programa de substituição de importações, substituindo pneus de aviação importados para aeronaves com pneus radiais nacionais”, disse Evgeny Cheremnykh, diretor geral da Policon, no comissionamento da máquina. 

Boris Shalagin, diretor administrativo da empresa YaShZ-Avia, que produzirá esses pneus, especificou à TASS que eles são montados em duas etapas. “Na primeira etapa, a carcaça é preparada, na segunda etapa, é aplicado um quebrador [têxtil], depois a banda de rodagem, e a montagem final está em andamento”, disse ele. “As máquinas da segunda fase são específicas, são desenvolvidas separadamente para quase cada [tipo] de pneus”.

Foto de Alexey Petrov/ TASS

Segundo Cheremnykh, a produtividade da máquina é de oito pneus por hora. “Isso não é muito, mas há outra responsabilidade aqui, porque isso é aviação. Deve haver qualidade estável, cada elemento deve ser idêntico e a influência de um operador humano deve ser excluída“, disse o chefe da Policon à TASS.

Ele destacou que os trabalhos de criação da máquina foram concluídos antes do previsto. “Em vez de um ano, conseguimos cumprir nove meses, porque recebemos a tarefa correspondente“, disse Cheremnykh.

Em meados de fevereiro, a United Aircraft Corporation (UAC, parte da corporação estatal Rostec) anunciou que planeja entregar 18 MC-21, uma aeronave de passageiros de médio curso com capacidade de 163 a 211 passageiros, para a Aeroflot, até o final de 2025. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias