Está pronto o 1º primeiro Airbus A380 que a Lufthansa reativou e vai usar em voos regulares

Airbus A380 da Lufthansa – Imagem: Lufthansa

O primeiro Airbus A380 a ser reintroduzido no serviço comercial regular pela Lufthansa chegou ao Aeroporto Internacional Franz Josef Strauss, em Munique. A empresa aposta mais uma vez no “superjumbo” para atender à demanda de viagens intercontinentais durante o verão boreal, enquanto antecipa que as entregas de novas aeronaves de fuselagem larga sofrerão atrasos.

A aeronave, registrada sob a matrícula D-AIMK e batizada com o nome “Düsseldorf” havia ficado armazenada em Teruel, na Espanha, entre maio de 2020 e dezembro de 2022. Desde então, foi submetido a trabalhos de manutenção e afinações para o seu regresso às operações de transporte de passageiros. O trabalho foi realizado em Frankfurt e nas instalações da Lufthansa Technik em Manila, nas Filipinas.

O gigante decolou, na manhã da última quarta-feira (12), do Aeroporto de Frankfurt e chegou ao Aeroporto de Leipzig-Halle após um voo de duas horas. Após permanecer no solo por pouco mais de meia hora, decolou com destino ao aeroporto que serve a capital da Baviera, principal base de operações da frota de Airbus de fuselagem larga da Lufthansa, conforme detalha o Aviacionline.

Lufthansa usará seus A380 novamente após três anos

Num contexto marcado pela quebra abrupta das viagens internacionais, a empresa tomou a decisão de imobilizar os seus aviões de maior capacidade em 2020. No entanto, a rápida recuperação que se seguiu obrigou-a a repensar a medida: em junho de 2022, a Lufthansa confirmou que estava a trabalhar para reintroduzir seus A380.

A mudança de planos também foi motivada por atrasos no desenvolvimento do Boeing 777X, modelo que a empresa incorporará no futuro para cobrir rotas de longa distância e alta demanda.

O “superjumbo” retorna aos Estados Unidos

O Airbus A380 voltará a ser utilizado em serviços regulares a partir de 1º de junho: inicialmente, a aeronave fará voos entre Munique e Boston. A empresa já tinha previsto atribuir o modelo nesta rota antes do início da pandemia, mas as restrições por motivo pandêmico obrigaram ao adiamento dos planos.

Além disso, a partir de 4 de julho, operará, pela primeira vez, em regime regular entre Munique e Nova York. Em ambas as rotas substituirá o Airbus A340-600, o que permitirá à companhia aérea aumentar a sua oferta de lugares em cerca de 80% e superar os níveis de 2019. Os A380 da Lufthansa têm capacidade para transportar até 509 passageiros com uma configuração interior de quatro classes.

A empresa voltará a voar com até quatro aeronaves até o final deste ano. Todos eles terão sede em Munique e cobrirão principalmente rotas de alta demanda entre a Alemanha e os Estados Unidos. Além disso, poderia reintroduzir outros dois em 2024, embora isso ainda não tenha sido confirmado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias