Está quase pronta a primeira fase das obras do Aeroporto Regional de Araguaína-TO

Imagem: Prefeitura de Araguaína

Nesta última terça-feira, dia 16 de agosto, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, visitou Araguaína, no norte do Tocantins, onde foi recebido pelo prefeito Wagner Rodrigues para vistoriar, entre outras, as obras no aeroporto da cidade.

A obra da modernização e ampliação do aeroporto é realizada em parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Araguaína, e tem por objetivo levar mais conforto aos passageiros locais e empresários que buscam investimentos no município.

“Estou muito animado com a obra no Aeroporto de Araguaína e com a expectativa de ter quanto antes voos a jato. A Gol está querendo operar, a Azul e a Latam também. A aviação regional traz o e-commerce, conecta essa região do Araguaia a São Paulo, ao Sul, e faz com que a economia continue girando”, afirmou o ministro.

Atualmente, o aeroporto tocantinense recebe voos regulares da VoePass em parceria com a Gol, operando com aviões ATR 72 com capacidade para 68 passageiros, em ligações três vezes por semana com a cidade de Brasília.

“É muito importante essa representatividade de visitas constantes de ministros, principalmente para nossa Araguaína, onde temos  comércio e agropecuária muito fortes. Esta obra vai mudar a cara de toda a região, vai fazer com que tenhamos um crescimento econômico para o Tocantins, Pará, Maranhão o Piauí”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

As obras do aeroporto

Com investimento que totalizará quase R$ 50 milhões após a conclusão das duas etapas, o trabalho realizado nesta primeira fase chegou aos 90% de conclusão, e corresponde ao serviço de drenagem e terraplanagem para a regularização de faixa de pista, áreas de segurança das cabeceiras e troca das cercas de segurança.

Na segunda etapa, será realizada a ampliação e reforma do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados, reforma da seção contra incêndio e melhorias nos auxílios à navegação.

O Aeroporto Regional de Araguaína é administrado e operado pela ESAERO Airports e conta com uma pista de pousos e decolagens asfaltada, de 1.804 metros de comprimento por 45 metros de largura. Opera com regras de voo visual diurno e noturno e dispõe de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A).

Com informações da Prefeitura de Araguaína e da ESAERO

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ABEAR e IATA apresentam temas do setor aéreo à Secretaria de...

0
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), representada pelo o assessor de Relações Institucionais, Renato Rabelo, e a Associação