Está salva a fabricante de aviões LET, ao sair das mãos russas após 14 anos

LET L 410 NG – Imagem: Julian Herzog / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Após ter emitido um comunicado no início de março, declarando que não sabia exatamente qual seria seu destino devido às sanções impostas à Rússia por diversos países, a fabricante de aeronaves LET – Aircraft Industries, baseada na República Tcheca, mas, até então, de propriedade russa, agora respira aliviada.

A maior fabricante de aeronaves de transporte civil da República Tcheca está retornando à propriedade tcheca após 14 anos. Na última quinta-feira, 21 de abril de 2022, o proprietário russo e o Grupo OMNIPOL concordaram em vender 100% das ações da Aircraft Industries para a empresa tcheca OMPO Holding.

A Aircraft Industries fabricou mais de oito mil aeronaves e exportou para sessenta países ao redor do mundo. Os principais produtos são as aeronaves de transporte das séries L 410 e L 410 NG.

Antes mesmo da crise gerada pela guerra, a cooperação intensiva entre o Grupo OMNIPOL e a Aircraft Industries havia sido retomada em novembro de 2021 com a assinatura de um Acordo de Cooperação Estratégica em Mercados Externos. Este acordo foi assinado com a participação de representantes do Ministério da Indústria e Comércio da República Tcheca na exposição internacional em Dubai.

O objetivo do Acordo era a cooperação e coordenação das atividades empresariais e a expansão para mercados de países terceiros, mas isso acabou servindo como uma preparação para o acordo atual.

“A Aircraft Industries é um fabricante reconhecido de aeronaves desde 1936, portanto, na atual situação de crise, era natural fazermos o nosso melhor para salvar a fabricante de aeronaves tcheca. Não existem muitas empresas tradicionais tchecas no mercado, por isso é nosso dever manter e desenvolver ainda mais sua produção. Depois de salvar com sucesso uma lenda no campo da aviação, a empresa Aero Vodochody, queremos ajudar a salvar outro grande representante da indústria de aviação tcheca”, disse Jiří Podpěra, Presidente da OMNIPOL.

Devido à forte posição atual da Aircraft Industries e sua importância não apenas na região, mas também na indústria de aviação tcheca, a aquisição visa estabilizar a empresa e manter a capacidade de produção.

“Saudamos muito o acordo recém-concluído, pois na situação atual, sem dúvida, ajudará a fornecer à nossa empresa, e principalmente aos nossos funcionários, um ambiente confiável e seguro para continuar seu ótimo trabalho. Temos cooperado com algumas das empresas de produção do Grupo OMNIPOL há muito tempo, e o envolvimento direto no grupo aprofundará ainda mais nossas atividades mútuas. Nossa confiança é confirmada pelo fato de que empresas bem administradas e prósperas já fazem parte do Grupo OMNIPOL”, acrescentou Ilona Plšková, CEO da Aircraft Industries.

A Aircraft Industries se viu em uma situação muito difícil depois que as sanções foram impostas à Federação Russa, que formava o mercado principal da empresa. Em cooperação com a OMNIPOL, após a assinatura do acordo de cooperação, a empresa começou a desenvolver com sucesso a cooperação empresarial para substituir suprimentos fora da Federação Russa. Ambas as empresas preveem a celebração de novos contratos de fornecimento de aeronaves para clientes em terceiros mercados nos próximos meses deste ano.

A holding OMNIPOL / OMPO é um grupo de investimento e comércio sediado em Praga que integra empresas tradicionais checas na indústria aeroespacial. Atualmente, o último investimento foi a compra de uma participação na AERO Vodochody Aerospace, fabricante de aeronaves L-39NG.

Informações da LET – Aircraft Industries

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Voos domésticos da Latam no Brasil tiveram 35,6% mais demanda em...

0
A companhia operou quase 3 mil voos extras para a alta temporada no Brasil, um volume de voos que está mantido nos demais meses de 2022.