Está realizando uma operação desde a Tailândia até o Brasil um Boeing 747 da empresa aérea Fly Pro, baseada na Moldávia, em um voo que partiu na manhã de ontem, 10 de dezembro, e chegará ao destino nas próximas horas.
Como informado previamente pelo AEROIN, a companhia asiática foi contratada para uma operação do tipo “não regular de carga internacional”, ou seja, uma demanda pontual de transporte de carga, segundo indica o sistema de voos aprovados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Com o jato de matrícula ER-BAR, um 747-200F de 43 anos, variante do Jumbo Jet que tem pouquíssimas unidades ainda em operação no mundo, o voo PVV-8462 partiu de Suvarnabhumi, próximo a Bangkok, às 07h45 da manhã (horário de Brasília) da terça-feira.
O Jumbo Jet fez uma rápida escala para reabastecimento em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e está fazendo outra longa parada em Dakar, no Senegal, no momento da publicação desta matéria. Em breve, decolará para seguir até o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O pouso no interior paulista estava programado para 21h05 desta quarta-feira, porém, como a operação está atrasada em cerca de 4 horas, deverá chegar também com algum atraso.
Depois, a decolagem de Campinas está programada para ocorrer às 12h00 da quinta-feira, 12 de dezembro, no voo PVV-8463, rumo a Cairo, no Egito.
A aterrissagem e a decolagem do grande cargueiro no Aeroporto de Viracopos poderão ser acompanhados na transmissão da câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo”, disponibilizada na tela a seguir. Abaixo do vídeo, é possível ver o rastreamento de voo em tempo real do ER-BAR na plataforma AirNav Radar (pode não aparecer em áreas em que é difícil captar o sinal, como sobre oceano ou florestas).
Informações de uma fonte relacionada à operação indicam que o avião cargueiro da empresa moldava foi contratado para atender a uma demanda em específico, transportando peças em caráter de urgência para a linha de produção de uma fabricante do setor automotivo.