Início Aviação Militar

Estados Unidos recebem a primeira aeronave de caça F-5 suíça para o projeto ARTEMIS dos Marines

Em 2020, a Agência Federal Suíça de Armamento, Armasuisse, concretizou a venda de 22 unidades do F-5, nas versões E e F, para os Estados Unidos. Essas aeronaves serão incluídas no projeto ARTEMIS.

No dia 18 de março, a primeira unidade foi retirada da base aérea de Emmen, localizada ao norte de Lucerna, na Suíça, e enviada a uma localização não revelada da Flórida, nos Estados Unidos, a bordo de uma aeronave KC-130J da Marinha Americana.

O acordo inclui a entrega de 16 unidades monoposto F-5E e outras 6 unidades biposto F-5F. O contrato também envolve equipamentos terrestres, suporte logístico e peças de reposição para esses aviões, totalizando um valor de 32,4 milhões de dólares.

A Força Aérea Suíça ainda possui 25 aeronaves Tiger, com 18 em atividade e 7 em reserva. A aposentadoria desses aviões não afetará a patrulha acrobática suíça, que manterá seus F-5 em voo até o ano de 2027.

Importante salientar, o programa ARTEMIS do Comando de Sistemas Aéreos Navais dos EUA (NAVAIR) não deve ser confundido com o programa Artemis da NASA, cujo objetivo é enviar tripulações humanas à Lua e a Marte para explorar esses corpos celestes.

Retomando o programa NAVAIR ARTEMIS, seu objetivo é estruturar modificações nos aviões e nos motores, resultando na prática em uma atualização das unidades adquiridas para que possam ser utilizadas pelo esquadrão de treinamento dos Marines, integrando a quarta ala da aviação dos Marines dos EUA.

A primeira etapa do projeto deve durar cerca de 4 anos. Nesse período, várias unidades, batizadas de F-5N+ (para os monopostos) e F-5F+ (para os bipostos), serão entregues. Na segunda fase, kits de atualização serão desenvolvidos para outras 40 unidades, com o objetivo de colocá-las em serviço antes de meados da próxima década.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile