
Dois aeroportos brasileiros receberão incomuns operações, na próxima semana, realizadas por aviões de uma empresa aérea baseada no Azerbaijão.
Embora não seja inédita a vinda de aviões de tal companhia ao Brasil, ela não possui operações regulares ao país, portanto, seus aviões somente são vistos por aqui quando ela é contratada sob demanda.
Trata-se da Silk Way, que tem planejadas três operações para dois aeroportos, sendo uma delas com aeronave Ilyushin IL-76 para Fortaleza (CE) e as outras duas com aeronave Boeing 747-400F para Campinas (SP).

Confira a seguir a programação aprovada pelos órgãos brasileiros e presente no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Dia 1º de março
A divisão Silk Way West Airlines da companhia fará um voo com aeronave Boeing 747-400F entre a cidade de Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Depois, no mesmo dia, o jato partirá rumo a Baku, no Azerbaijão.
A programação é a seguinte:
Voo AZG-5523
Pousa em Campinas às 04h50 do dia 01/03
Voo AZG-5524
Decola de Campinas às 07h50 do dia 01/03
Dia 2 de março
A divisão Silk Way Airlines da companhia fará um voo com aeronave Ilyushin IL-76 entre a cidade de Port of Spain, em Trinidad e Tobago, e o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE). Depois, no mesmo dia, o jato partirá rumo a Dakar, no Senegal.
A programação é a seguinte:
Voo AZQ-6224
Pousa em Fortaleza às 04h00 do dia 02/03
Decola de Fortaleza às 06h00 do dia 02/03
Dia 3 de março
A divisão Silk Way West Airlines da companhia repetirá os voos AZG-5523 e AZG-5524 com aeronave Boeing 747-400F entre Cape Town, Campinas e Baku, exatamente nos mesmos horários do dia 1º.
Nota: os voos e horários acima descritos estão sujeitos a alterações e cancelamentos a critério da companhia aérea, sem aviso prévio.
Transmissões ao vivo
Tanto o aeroporto de Campinas quanto o de Fortaleza contam com canais no YouTube que mostram seus movimentos ao vivo, portanto, as incomuns operações dos aviões da Silk Way deverão ser registradas em vídeo.
No caso de Fortaleza, o canal “Mundo Avião” não possui transmissão ao vivo 24 horas, porém, pode entrar ao vivo para mostrar o pouso e a decolagem.
Já no caso de Campinas, o canal “Golf Oscar Romeo” possui transmissão permanente, 24 horas por dia, conforme pode ser vista na tela a seguir: