Estatal russa anuncia que haverá a entrega de dois novos aviões Tu-214 ao longo do ano de 2025

Imagem: Artem Katranzhi / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Rostec, corporação estatal russa, anunciou que a entrega de dois novos aviões Tu-214 está programada para 2025. De acordo com a agência TASS, a produção do Tu-214 no Aeroporto de Kazan desde o início de 2022 foi voltada principalmente para a fabricação de séries limitadas destinadas a clientes especiais, e não para aeronaves comerciais.

Isso se deve ao fato de que, nos últimos anos, as companhias aéreas russas optaram por adquirir aeronaves estrangeiras. No momento, a Rostec indicou que a maioria dos contratos em vigor para o Tu-214 são com clientes governamentais e também há um contrato com uma empresa de leasing.

“Ainda não existem muitas aeronaves destinadas ao uso comercial. Em nossa opinião, isso indica que o mercado está começando a se desenvolver. Há conversas sobre a necessidade de aeronaves russas, mas as ações práticas das companhias aéreas são limitadas até agora”, acrescentou a Rostec.

A empresa também destacou que, dependendo da demanda dos clientes, a produção desses aviões poderá ser ampliada. “Inevitavelmente, fortaleceremos nosso trabalho com as companhias aéreas e promoveremos o Tu-214 no mercado de forma mais ativa. A aeronave possui bom potencial. Atualmente, a fábrica de Kazan está aumentando sua capacidade, o que nos permitirá aumentar a produção desses aviões”, concluiu a Rostec.

Além disso, informações veiculadas pelo jornal Vedomosti, citando fontes, mencionaram que a fábrica de Kazan, que faz parte da United Aircraft Corporation da Rostec, não conseguirá construir e entregar quatro Tu-214 para companhias aéreas até o final de 2025.

No contexto de sua estratégia para o desenvolvimento da indústria da aviação até 2030, o governo russo planejou a entrega de 990 aeronaves para as necessidades da aviação civil, incluindo unidades de diversos modelos.

Entre os itens do plano estão 142 unidades do SSJ New, 270 unidades do MS-21-310, 51 do Il-114-300, 113 do Tu-214, 12 do Il-96-300, 105 do TVRS-44 Ladoga, 158 do Osvey (LMS-192) e 139 do Baikal (LMS-901).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias