Início Indústria Aeronáutica

Estes podem ser os últimos Boeing 747 de passageiros voando no mundo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

747

Se antes da crise do novo coronavírus as empresas já buscavam eliminar ineficiências em suas frotas, com milhares de aviões parados e vendo seu caixa queimando, isso se tornou uma obrigação emergencial. E um dos objetos dessa conversa são os antigos aviões de quatro motores, como o caso do Boeing 747, o lendário Jumbo, também conhecido como a “rainha dos céus”.

Recentemente, duas empresas que usaram o Boeing 747 por décadas decidiram dar adeus aos voos de passageiros com o modelo, ambas motivadas pela pandemia e alegando o alto custo na manutenção do avião: a Qantas e a KLM (essa última decidiu reativá-los na semana que vem, porém apenas para levar carga e repatriar viajantes, então não devem ter vida longa na frota).

Além dessas, a British Airways mandou alguns dos seus Jumbos para armazenamento prolongado no deserto e não se sabe se eles retornarão à operação em algum momento.

Restam cada vez menos deles nos céus, o que significa que as chances de você viajar em um também cai a cada dia que passa. Portanto, quem deseja experimentar a atmosfera única de um clássico jato de dois andares, aproveite o momento pós-pandemia, porque nunca se sabe quando as empresas aéreas vão definitivamente removê-los. A única certeza é que irão.

Esta é uma lista de empresas que ainda possuem voos regulares com o Boeing 747. É importante destacar que são “regulares”, por que há empresas na Ásia (ex. Air India, Mahan Air, Flynas) ou em outras partes do mundo (ex. Corsair, Wamos) que voam alguns poucos exemplares do modelo em rotas não regulares e, portanto, não há garantia de que você voará num Jumbo.

Lufthansa

Segundo informações do Planespotter, quando a crise passar, a Lufthansa ainda contará com uma frota de 8 Boeing 747-400 e 19 da versão -8I. O último é o modelo que a empresa emprega em voos na rota de Frankfurt para São Paulo.

Boeing 747-8

British Airways

Apesar de ser a maior operadora do Jumbo no mundo, com a pandemia, apenas dois dos 31 Boeing 747-400 da BA estão voando neste momento, segundo informações do Planespotter. É uma aeronave que já não estava nos planos futuros da empresa britânica e pode ser aposentada antes do esperado, embora haja alguns poucos anos pela frente.

Virgin Atlantic

Outra companhia britânica usuária do Jumbo é a Virgin, que conta com sete exemplares da série -400, todos parados durante a epidemia e cuja data planejada de descomissionamento está prevista para fins de 2021 (portanto, tem mais um ano pela frente para se tentar viajar num deles). Recentemente, uma dessas “rainhas do céu” foi pintada com um bonito tema de Star Wars.

Rossiya

A empresa russa do grupo Aeroflot tem nove aeronaves do modelo Boeing 747-400, que operam rotas ligando Moscou aos resorts na Ásia, alguns dos destinos preferidos dos turistas russos, além de algumas rotas domésticas de alta densidade.

Air China

Segundo o Planespotter, há dez Boeing 747 na frota da Air China, sendo três deles do modelo -400. No entanto, o destino para esses mais antigos não é certo. Enquanto isso, é comum ver os sete mais novos, do modelo -8I, voando para diversas rotas nos EUA e Ásia.

China Airlines

Outra chinesa da lista (bem, Taiwan também se nomeia como China). é a China Airlines. São ao todo quatro Boeing 747-400 em operação, cujo destino é incerto, já que a companhia tinha planos de aposentá-lo até o final desse ano. Com sorte, ainda será possível vê-los por aí levando passageiros quando toda essa crise passar.

Korean Air

Duas coreanas usam o Boeing 747 nos dias atuais e uma delas é a Korean Air, que tem uma frota de dez aeronaves do modelo -8I. Em geral, os aviões estão alocados para voos aos Estados Unidos, sobretudo na costa oeste e Havaí. Além deles, há ainda seis Boeing 747-400 na frota, mas eles não têm voado muito, embora apareçam com status de ativos.

Asiana

A segunda coreana da lista é a Asiana, que tem treze Boeing 747-400 em sua frota atual, mas quase todos estão estacionados em Seul, esperando a crise passar. Os quadrijatos são empregados em rotas de maior densidade pela Ásia, atualmente.

Thai Airways

A estatal tailandesa possui um total de onze Boeing 747-400 que são usados em destinos na Ásia, trazendo turistas de vários lugares para as belas praias do país, como Phuket. No entanto, com a chegada de aeronaves mais novas e também a queda da demanda esperada no período pós-pandemia, provavelmente nem todos eles retornarão ao serviço.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile