Estreia em voos comerciais o mais novo avião Embraer 195-E2 a operar no Brasil; veja destinos

O voo de estreia do 195-E2 no sábado – Imagem: FlightRadar24

No início da semana, a movimentação de um avião Embraer 195-E2 saindo direto da fábrica para um voo até Montevidéu, no Uruguai, com uma escala em Porto Alegre (RS), revelava que a Azul Linhas Aéreas estava voltando a receber um jato de fabricação brasileira após quase dois anos de paralisação das entregas.

Na terça-feira, dia 11 de outubro, o equipamento registrado sob a matrícula PS-AEI fez o trecho acima descrito e então retornou ao Brasil, no mesmo dia, voando de Montevidéu para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde a Azul costuma fazer o processo de nacionalização de seus aviões.

O PS-AEI decolando de São José dos Campos – Imagem: Alisson_SBSJ

Pode parecer estranho um avião fabricado no Brasil precisar ir para o exterior e retornar para ser nacionalizado, porém, como já abordado antes pelo AEROIN, há um motivo específico para esse movimento.

E a referida nacionalização foi concluída ainda nessa semana, uma vez que o mais novo avião Embraer 195-E2 a operar no Brasil fez sua estreia em voos comerciais nesse sábado, 15 de outubro.

Conforme histórico das plataformas de rastreamento online, o novíssimo E-Jet E2 partiu de Confins no início da noite do sábado, para uma ida e volta ao destino turístico de Porto Seguro, na Bahia. O retorno ao aeroporto mineiro aconteceu ainda na noite do próprio sábado.

Segundo a programação de voo indicada pelo FlightRadar24, os próximos destinos previstos para receberem o PS-AEI são os seguintes:

Nesse domingo, 16 de outubro: Goiânia (voando no momento da publicação dessa matéria), Guarulhos, Vitória e Curitiba;

Na segunda-feira, 17 de outubro: Carajás, Belém e Curitiba;

Na terça-feira, 18 de outubro: Campinas e Navegantes.

Nota: os destinos acima descritos são previsões, podendo sofrer alterações a critério da companhia.

A tela a seguir disponibiliza o rastreamento online do E195-E2 em tempo real, para que se possa acompanhar seus voos (ele somente aparecerá quando estiver operando).

Com a estreia desse avião, a Azul Linhas Aéreas conta agora com 10 unidades do Embraer 195-E2 em sua frota, que estão substituindo os E195 de primeira geração, tornando as operações mais eficientes. Mais um E2 já está bastante avançado na fabricação, devendo ser entregue em breve.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias