Início Empresas Aéreas

Estreia o segundo Boeing 777 na IndiGo, que operava cerca de 300 aviões de corredor único

Boeing 777-300ER da Turkish, igual ao alocado por ela para a IndiGo

A indiana IndiGo começou, na última quarta-feira, 17 de maio, os voos com sua segunda aeronave Boeing 777, em regime de locação, que passa na operar a rota entre Mumbai, na Índia, e Istambul, na Turquia.

A IndiGo já vinha operando sua primeira aeronave de correr duplo, também Boeing 777, na rota entre Deli, na Índia, e Istambul, serviço que começou em 1º de fevereiro de 2023. Essas aeronaves foram introduzidas para atender à crescente demanda por viagens internacionais da Índia.

Como mostrado previamente pelo AEROIN, até o começo do uso destes aviões, a grande empresa indiana tinha somente aviões da Airbus e da ATR, todos de corredor único. São mais de 300 equipamentos dos modelos ATR 72, A320, A320neo, A321 e A321neo.

A aeronave Boeing 777-300ER que agora começou a operar está configurada para 400 passageiros em configuração de duas classes, com 24 assentos de executiva e 376 de econômica. Os primeiros dois aviões de correr duplo da frota da IndiGo foram locados pela Turkish Airlines.

A decisão veio depois que as duas empresas iniciaram um acordo de compartilhamento de voos (codeshare), no qual a empresa turca passou a transportar passageiros da companhia indiana nas rotas entre os dois países, porém, fontes do setor indicam que teriam ocorrido problemas em relação aos diferentes serviços prestados aos passageiros por elas. Isso teria levado a IndiGo a decidir por alocar os aviões para si e realizar por ela mesma as rotas.

Estes dois primeiros aviões estão com pintura da Turkish Airlines e, como indicado pela empresa indiana, possuem a configuração de 400 assentos usada pela empresa turca. Porém, já é de conhecimento público que mais um 777-300ER está sendo disponibilizado para alocação, dessa vez com pintura da IndiGo e com configuração de 531 assentos, sendo 7 na executiva e 524 na econômica.

Como o acordo entre as duas empresas para esses Boeings é do tipo wet leasing, a Turkish disponibiliza os jatos com tripulação, seguro e manutenção, ou seja, a IndiGo não precisa lidar com os custos de implantação de um novo modelo de outra fabricante, ficando tudo sob responsabilidade da primeira e com os custos envolvidos no valor da locação.

Pieter Elbers, Diretor Executivo da IndiGo, disse: “Temos o prazer de apresentar nossa segunda aeronave Boeing 777 em regime de wet leasing, que operará na rota Mumbai-Istambul. Com esta adição, estamos implementando nossa estratégia e cumprindo nossa promessa de oferecer opções de viagem mais convenientes para pessoas que desejam viajar entre a Índia e a Europa neste verão. Istambul, sendo uma parada importante, também está conectando 33 destinos europeus por meio de nosso acordo de codeshare. A nova aeronave não apenas aumentará a capacidade na rota, mas também ajudará a manter as tarifas acessíveis. Estamos continuamente tranquilizando nossos clientes, cumprindo nosso compromisso de ser pontual, acessível, cortês e fornecer uma conectividade sem complicações em uma rede incomparável”.

Sair da versão mobile