Ethiopian assina para criar capacidade de manutenção e reparo de ATR na África e Oriente Médio

Imagem: Divulgação / ATR

Farnborough, Reino Unido – A ATR, principal fabricante de turboélices regionais do mundo, e a Ethiopian MRO, reconhecida provedora de manutenção e treinamento e parte do Ethiopian Airlines Group, anunciaram a assinatura de uma Carta de Intenção para o desenvolvimento de capacidades de manutenção e treinamento para aeronaves ATR na Etiópia. Este acordo estratégico representa um passo significativo na ampliação da presença da ATR na África e no Oriente Médio, permitindo um suporte aprimorado aos operadores locais e promovendo o crescimento do mercado.

A cooperação envolverá o fortalecimento das capacidades de manutenção da Ethiopian MRO especificamente para os tipos de aeronaves ATR, além da criação de um estoque local de peças sobressalentes, visando reduzir o tempo de resposta para os operadores na região. Também serão exploradas formas colaborativas de treinar novos pilotos ATR em parceria com a academia de pilotos etíopes.

Com um extenso portfólio de manutenção e reparo de aeronaves, uma rede internacional para a entrega eficiente de peças sobressalentes e múltiplos centros de operações por todo o continente, a Ethiopian MRO se posiciona como um ator chave no mercado de manutenção e um parceiro ideal para atender às necessidades das 36 companhias aéreas que operam 131 aeronaves ATR na África e no Oriente Médio.

Ato Mesfin Tasew Bekele, CEO do Ethiopian Airlines Group, afirmou: “Esta parceria está alinhada com a visão do Ethiopian Airlines Group de se tornar uma referência no setor de aviação em todo o continente africano e no Oriente Médio. Nosso objetivo é compartilhar nossa experiência e beneficiar toda a comunidade de aviação da África e do Oriente Médio. Essa colaboração fortalece a posição da Etiópia como um hub estratégico, e o fato de um fabricante estabelecido como a ATR nos procurar para utilizar nossas capacidades é um testemunho do reconhecimento que conquistamos.”

Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, destacou que os investimentos significativos feitos pela Ethiopian MRO nos últimos anos para expandir suas instalações, somados à dedicação em desenvolver suas capacidades, apresentam uma oportunidade oportuna para a ATR oferecer melhor suporte aos seus operadores na África e no Oriente Médio.

“Estamos confiantes de que essa cooperação impulsionará a aviação regional localmente e desbloqueará um potencial adicional de crescimento para a ATR. Nossos operadores se beneficiarão de uma melhor qualidade de serviço, custos de manutenção reduzidos, menos tempo de inatividade e menores emissões, por meio do suporte de um parceiro experiente próximo a suas necessidades”, completou Laude.

Embora algumas áreas da África e do Oriente Médio possuam redes de aviação regional em expansão, com aeronaves turboélice desempenhado um papel essencial em negócios locais, transporte de mercadorias e turismo, a conectividade na região ainda é amplamente insuficiente.

Aproximadamente 67% das rotas com menos de 500 milhas náuticas são operadas uma vez por dia ou menos, representando apenas 11% da capacidade total de assentos. A utilização de aeronaves turboélice oferece uma solução econômica e confiável para conectividade doméstica e sub-regional, evitando a necessidade de desenvolver infraestrutura de solo cara e ambientalmente prejudicial.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias