Ethiopian pronta para colocar um novo pedido de aviões cargueiros de corpo largo

Imagem: Ivan Almeida / Vale

A Ethiopian Airlines planeja encomendar cerca de cinco cargueiros Boeing 777F e pode adicionar “alguns” Airbus A350F, disse o presidente-executivo Tewolde Gebremariam à agência de notícias estatal WALTA. Ele não especificou se a companhia aérea estava considerando adicionar mais 777-200F ou partir para o 777XF, que a fabricante já sinalizou interesse em produzir, embora ainda não tenha feito nenhum grande anúncio a respeito.

Gebremariam sublinhou que a Ethiopian Airlines planeja aumentar o papel da carga em seus negócios, mesmo após a atual distorção do mercado causada pela pandemia do COVID-19 diminuir. Antes de 2020, o frete aéreo representava cerca de 15% de sua receita total. Atualmente, esse valor é de cerca de 50% e é o “ganha-pão” da companhia aérea, garantindo que ela se mantenha positiva. 

No longo prazo, assim que as coisas se estabilizarem, ele espera que esse número fique em torno de 30%. O principal mercado da companhia aérea é a rota África-China, com Adis Abeba como principal centro de transbordo.

Estamos construindo um novo armazém de e-commerce no terminal de cargas. O e-commerce está crescendo principalmente entre China e África, e queremos continuar na liderança”, ressaltou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias