A companhia árabe Etihad Airways prometeu um grande anúncio para a próxima quinta-feira, e ele aponta para as estrelas.

A empresa árabe passou por vários percalços nos últimos anos, incluindo investimentos perdidos na Alitalia e Jet Airways, empresas aéreas que fecharam as portas após prejuízos acumulados por anos e acabaram renascendo depois, mas sem a Etihad. Além disso, a pandemia forçou a empresa a passar por uma reestruturação, ficando pequena em tamanho quando comparada com as vizinhas Emirates e Qatar Airways, que ainda mantiveram sua posição forte.
Uma das marcas dessa nova fase da Etihad foi a paralisação de voos com o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo e que fora um dos grandes símbolos da companhia. Apesar do cenário, a empresa está voltando a crescer e promete um grande anúncio nesta semana.
Após postar sobre a novidade no Facebook, muitas pessoas apontaram que a empresa anunciaria a volta do A380, que é um rumor antigo, mas a legenda aponta para outro lado: a Star Alliance. No entanto, isso não passa de um rumor e apenas na data informada é que as coisas se revelarão.
Outro ponto curioso da mensagem da empresa é que a publicação não faz nenhuma referência a aeronave ou novo destino, dando a entender que seria uma mudança de comportamento da empresa, e não expansão de frota ou malha.
Comentando das alianças
De toda forma, vale ainda comentar sobre as alianças. A Star Alliance, que neste ano completa 25 anos, é a maior e mais antiga delas e já teve Varig, TAM e Avianca Brasil como membros, e é liderada pela United, Lufthansa, Air Canada e Singapore Airlines.
Historicamente, as três grandes empresas árabes se negavam a entrar em alianças, preferindo acordos pontuais. Mas isso mudou com a Qatar Airways quando entrou na Oneworld em 2013, quebrando paradigmas. A principal concorrente da Star Alliance agora tinha um membro num ponto estratégico de conexão entre a Ásia, África e Europa. Desde então, já tiveram rumores da Emirates ou Etihad entrarem em outras alianças para contrabalancear, mas isso nunca aconteceu.
Nesse sentido, o anúncio de quinta-feira pode dar nova vida à essa ideia, já que a Etihad colocou em seu Facebook da seguinte forma: “Confiamos nas estrelas para definir a nossa jornada. Uma nova constelação irá adornar os céus”, com uma imagem de uma noite estrelada no deserto.
Apenas resta esperar pelo anúncio.